Gaudium news > Itália: escola troca o nome de Jesus por cuco em uma peça natalina

Itália: escola troca o nome de Jesus por cuco em uma peça natalina

“O Natal é certamente um feriado religioso, mas envolve toda a civilização ocidental, […] no calendário escolar há feriados ligados ao período do Santo Natal”.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (23/12/2023 11:44, Gaudium Press) Uma peça de teatro natalina sem referências católicas, sem mencionar o nascimento de Jesus, e substituir o nome de Jesus pela palavra “cuco” nas canções? Sim, esta foi uma decisão tomada pelos professores de uma escola primária em Pádua, na Itália, para “não ofender as famílias de alunos de outras religiões”.

A notícia provocou indignação nos pais de alunos católicos, que declararam que seus filhos não participariam da peça em sinal de protesto.

A presidente do Conselho para a Educação, Elena Donazzan, expressou perplexidade e indignação com o que aconteceu na escola:

“Apagar o significado do Natal corresponde negar os princípios da nossa cultura e da nossa civilização que devem ser transmitidos às crianças; é importante construir o sentimento de integração a ambos, porque na cultura italiana há o projeto de vida, de vida pessoal e de vida comunitária. O Natal faz parte da vida da comunidade civil, negar o Natal é um grande erro de julgamento”, ressaltou a conselheira.

Em seguida, ela destacou a importância de respeitar também as tradições cristãs.

“A ideia de ofender outras religiões é absurda. As crianças de famílias que professam outra religião sabem muito bem quem é Cristo, sabem que estamos na Itália, sabem que o calendário escolar e a nossa cultura são feitos de cristianismo, de campanários e igrejas, de ruas dedicadas aos santos. Se realmente queremos promover a inclusão, acompanhando todas as crianças dentro de uma comunidade, precisamos dar a conhecer a cultura na qual nossa comunidade se baseia.”

Os pais protestaram e pediram explicações à direção da escola. Entretanto, só o autor da peça e professor de música da escola se manifestou, mostrando o texto original e os cortes que foram feitos. Ele afirmou também estar surpreso com esta iniciativa da escola, que, ademais, suprimiu todas as referências a Deus, Jesus e anjos das canções.

Por parte do pároco da cidade e do presidente da câmara, “só silêncio e a insinuação de que houve falta de comunicação com a escola e que devemos ser hospitaleiros”, disseram os pais.

Esta foi uma das partes censuradas pela escola:

Original

“Una cometa birichina

dalla culla salta giù

annunciare vuole alla terra

che sta per nascere Gesù

Censurada

“Una cometa birichina

dalla culla salta giù

annunciarsi vuole alla terra

e dall’alto fa cucù”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas