Após decreto de suspensão, diocese francesa vai retomar ordenações sacerdotais
A ordenação de sacerdotes, suspensa de maneira excepcional pelo Vaticano na diocese de Fréjus-Toulon desde junho de 2022, será retomada
Redação (15/12/2024, 16:00, Gaudium Press) A ordenação de sacerdotes, suspensa de maneira excepcional pelo Vaticano na diocese de Fréjus-Toulon desde junho de 2022, será retomada. O anúncio foi feito pelo novo Bispo, Dom François Touvet, nomeado para auxiliar Dom Dominique Rey no governo da diocese.
Dom François Touvet, nomeado em novembro passado Bispo coadjutor, comunicou a decisão de Roma que revoga o decreto de 28 de abril de 2022 adiando as ordenações sacerdotais na diocese francesa. A diocese publicou um comunicado com a notícia que põe fim a um período difícil para a diocese de Fréjus-Toulon.
Uma primeira ordenação será celebrada no dia 21 de janeiro, informou o comunicado. A Missa de instalação do novo Bispo coadjutor aconteceu no último domingo, 10 de dezembro. Dom Touvet foi nomeado Bispo coadjutor (com direito a sucessão imediata) para auxiliar Dom Dominique Rey, Bispo de Fréjus-Toulon.
Com 71 anos de idade, Dom Dominique Rey foi acusado de imprudência e falta de discernimento ao acolher comunidades baseadas em novos estilos de vida religiosa, adeptos da Missa em latim e comunidades provenientes da América Latina.
Face a este cenário, a Santa Sé decretou a suspensão das ordenações sacerdotais, que já tinham datas programadas, e decretou a instalação de uma visita apostólica na diocese comandada por dois bispos franceses. (FM)
Deixe seu comentário