Papa Francisco quer ser enterrado em Basílica fora do Vaticano
“O lugar já está pronto”, afirmou o Santo Padre, que no próximo dia 17 de dezembro completará 87 anos. O ritual será simplificado.
Cidade do Vaticano (13/12/2023 12:46, Gaudium Press) Em entrevista para a emissora mexicana N+, o Papa Francisco, que no próximo dia 17 de dezembro completará 87 anos, revelou seu desejo de ser sepultado fora do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maior. “O lugar já está pronto”, afirmou o Santo Padre.
Novo ritual para o funeral dos Papas
O Pontífice explicou que conversou com o mestre de cerimônias do Vaticano e junto dele preparou um novo ritual para o funeral dos Papas. “Simplificamos muito”, garantiu. O último funeral de um Pontífice foi o de Bento XVI e ocorreu no dia 5 de janeiro deste ano de 2023, na Praça de São Pedro.
A histórica decisão marca o fim de uma era. Até então, todos os Papas (incluindo Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022) foram sepultados nas Grutas Vaticanas. Porém, o motivo desta escolha reforça o vínculo de Francisco com a Basílica liberiana, por ele visitada 115 vezes desde o dia seguinte à sua eleição em 14 de março de 2013.
Forte vínculo de Francisco com a Salus Populi Romani
De fato, o atual Papa mantém o piedoso costume de visitar o Ícone mariano da Salus Populi Romani, sempre antes e depois de cada uma de suas viagens internacionais. Recentemente, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Pontífice a presenteou com uma simbólica ‘Rosa de Ouro’.
“É minha grande devoção! Minha grande devoção! E antes de ser Papa, quando estava em Roma, eu sempre ia para lá nas manhãs de domingo, ficava ali por um bom tempo. Há um vínculo muito grande”, revelou Francisco. (EPC)
Deixe seu comentário