Santuário São Francisco de Assis inaugura Exposição de Presépios
Esta é a 34ª edição da Exposição Franciscana Permanente de Presépios que este ano segue o tema: “Belém é aqui”.
São Paulo (12/12/2023 15:21, Gaudium Press) No primeiro domingo deste mês de dezembro, dia 3, o Convento e Santuário São Francisco de Assis, localizado no centro de São Paulo, inaugurou 34ª edição da Exposição Franciscana Permanente de Presépios que este ano segue o tema: “Belém é aqui”.
Exposição de presépios realizada há mais de três décadas
A Exposição Franciscana de Presépios do Santuário e Convento São Francisco de Assis é realizada desde o ano de 1989. A cada edição, a cena do Menino Jesus na manjedoura ao lado de Nossa Senhora e São José é retratada com diferentes materiais e de diversas formas através das mãos de artesãos do mundo inteiro. No total, mais de 900 presépios provenientes de diversas partes do Brasil e também de outros países já fizeram parte da mostra.
São Francisco de Assis e os presépios
Os presépios podem ser apreciados em um espaço cultural no claustro do Convento, a partir de onde também é possível ter uma vista única da igreja e do altar-mor de São Francisco. O público poderá visitar as obras artísticas aos sábados, das 9h às 15h, e aos domingos, das 9h às 12h. Esta exposição recebe um destaque especial por ocorrer justamente em uma igreja franciscana, pois São Francisco de Assis é conhecido como o primeiro a montar um presépio de Natal.
Indulgência plenária aos fiéis que visitarem o presépio
Por ocasião dos 800 anos da criação do presépio na cidade de Greccio e da aprovação da Regra de São Francisco, a Conferência da Família Franciscana o Papa Francisco concedeu uma indulgência plenária aos fiéis que rezarem diante de um presépio instalado em uma das igrejas dirigidas pela família franciscana em todo o mundo.
A graça poderá ser obtida pelos fiéis a partir do dia 8 de dezembro de 2023, Solenidade da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, até o dia 2 de fevereiro de 2024, Festa da Apresentação no Templo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para receber esta indulgência plenária, os fiéis deverão seguir as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.
Segundo o pedido feito pela Conferência da Família Franciscana, o objetivo desta solicitação é o de promover a renovação espiritual dos fiéis e aumentar a vida de graça. Os fiéis que estiverem doentes ou incapazes de ir fisicamente até uma igreja franciscana poderão lucrar a indulgência oferecendo os seus sofrimentos ao Senhor ou fazendo práticas de piedade. (EPC)
Deixe seu comentário