Gaudium news > Centro de peregrinação na Espanha se tornará Santuário Diocesano

Centro de peregrinação na Espanha se tornará Santuário Diocesano

Esta é uma decisão muito importante e a regularização de Torreciudad ao Código de Direito Canônico está dentro da mais absoluta normalidade.

Centro de peregrinacao na Espanha se tornara Santuario Diocesano

Foto: Por Millars – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2529178

Espanha – Ribagorza (11/12/2023 16:39, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Bispo de Barbastro-Monzón, Dom Ángel Pérez Pueyo, presidiu uma Santa Missa no complexo de Torreciudad durante a qual revelou que o local em breve se tornará Santuário Diocesano.

Segundo o prelado, durante a última visita que fez à Roma, junto com todos os Bispos espanhóis, em 28 de novembro, o Vaticano lhe deu liberdade para “oferecer a possibilidade de erigir este templo como Santuário Diocesano, quando assim for procedente”. Dom Ángel Pérez ressaltou que esta é uma decisão muito importante e que a regularização de Torreciudad ao direito canônico “está dentro da mais absoluta normalidade”.

Término de um longo processo de quase dois anos

Com esta regularização terminaria um longo processo iniciado há quase dois anos, quando a Prelazia da Opus Dei solicitou que fosse iniciado o trabalho conjunto de preparação de novos estatutos destinados a erigir Torreciudad como Santuário Diocesano e a estabelecer um acordo de pastoral com a Diocese.

Havia um desencontro sobre este assunto em particular, isto porque a Opus Dei afirmava que este era um oratório semipúblico, pertencente à prelatura. Mas as palavras do Bispo já indicam que será o ordinário quem exercerá a autoridade sobre o mesmo.

Antigo reitor manifestou sua alegria pela notícia

O antigo reitor do complexo, Padre Ángel Lasheras, que estava presente nesta Celebração Eucarística, manifestou sua alegria pela notícia que ele já desejava com todas as forças de sua alma. “Com a graça de Deus se tornará realidade”, afirmou.

O Código de Direito Canônico estabelece três tipos de Santuários: Diocesanos, Nacionais e Internacionais. Cada um deles deve ter os estatutos aprovados, respectivamente, pela Diocese, pela Conferência Episcopal local e pelo Vaticano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas