A tranquilidade da consciência limpa
Não há melhor refrigério que aquele que deriva de uma consciência em paz.
Redação (11/12/2023 09:30, Gaudium Press) A glória de um homem de bem é o testemunho de uma boa consciência. Conserva pura a consciência e sempre terás alegria.
Uma boa consciência pode suportar muitas coisas e mesmo nas adversidades permanece alegre. A má consciência anda sempre receosa e inquieta. Descansarás tranquilamente se de nada te acusar o coração.
Não te alegres senão quando tiveres praticado o bem. Os maus nunca têm verdadeira alegria nem experimentam paz interior; porque “para os ímpios não haverá paz”, diz o Senhor (Is 57,21).
E se disserem: “vivemos em paz, nenhum mal nos há de acontecer, quem se atreverá a ofender-nos?” não lhes dês crédito, porque, quando menos esperarem, levantar-se-á contra eles a cólera de Deus, as suas obras serão reduzidas a nada e se “desvanecerão os seus pensamentos” (Sl 145,4).
Facilmente vive em paz e contente quem tiver a consciência pura. Não és mais santo porque te louvam nem mais desprezível porque te censuram. És o que és; e o que poderão dizer de ti não te fará maior do que vales aos olhos de Deus.
O homem vê o rosto, Deus vê o coração; o homem considera as ações, Deus pesa as intenções.
Extraído de: TOMÁS DE KEMPIS. A Imitação de Cristo. São Paulo: Cultor de livros, 2019, p.110.
Deixe seu comentário