Exposição “100 Presépios no Vaticano” é inaugurada na Praça de São Pedro
A mostra instalada na Colunata de Bernini poderá ser visitada gratuitamente, todos os dias das 10h às 19h30, até 7 de janeiro de 2024.
Cidade do Vaticano (08/12/2023 10:09, Gaudium Press) Foi inaugurada nesta sexta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, mais uma edição da exposição ‘100 Presépios no Vaticano’, instalada na Colunata de Bernini da Praça de São Pedro. A mostra poderá ser visitada gratuitamente, todos os dias das 10h às 19h30, até 7 de janeiro de 2024.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do embaixador italiano junto à Santa Sé, Francesco Di Nitto; do ministro geral da Ordem dos Frades Menores, Padre Massimo Fusarelli; junto com o prefeito de Greccio, Emiliano Fabi, em recordação do primeiro presépio franciscano de oito séculos atrás.
O Presépio nos fala de esperança
O Arcebispo Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e curador da exposição, recordou que, há exatos 800 anos, São Francisco de Assis quis representar a cena do nascimento do Menino Jesus tendo como base os relatos dos Evangelhos. “Só que quis fazê-lo de maneira direta, envolvendo as pessoas. Porque o Natal é isso, envolver as pessoas”, destacou.
“O presépio é feito de muitos sinais, mas o primeiro sinal é o da precariedade. Deus nasce onde há poucas pessoas (Maria, José, alguns pastores) ou seja, onde há o essencial. E o presépio é belo quando foca nesse aspecto. Tudo ali nos fala de esperança. E nos convida a considerar o nosso presente para construir o nosso futuro”, ressaltou o prelado.
Exposição composta por 120 Presépios
A exposição internacional “100 Presépios no Vaticano” é constituída por 120 obras provenientes de 22 países: Alemanha, Áustria, Colômbia, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Guatemala, Hungria, Irlanda, Itália, Paraguai, Polônia, República Checa, Rússia, San Marino, Taiwan, Ucrânia e Venezuela.
Dentre os presépios presentes na exposição estão obras de todos os tipos. Destacam-se um presépio totalmente mecanizado, um esculpido no formato de uma típica cafeteira de madeira, outros costurados em tecido, além de peças de coleções famosas como o presépio da Catedral de Turim, o presépio do Museu da Família Ulma, na Polônia, e o presépio da RAI do Vaticano. (EPC)
Deixe seu comentário