Presépio e árvore de Natal do Vaticano serão inaugurados em 9 de dezembro
A cerimônia de inauguração será presidida pelo Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
Cidade do Vaticano (05/12/2023 10:17, Gaudium Press) No próximo sábado, 9 de dezembro, às 17h, ocorrerá o tradicional evento de inauguração do presépio e da iluminação da árvore de Natal instalados na Praça de São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia de inauguração será presidida pelo Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, ao lado da Irmã Raffaella Petrini, presidente e secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, respectivamente.
Delegações presentes
Estarão presentes as delegações oficiais das Dioceses de Rieti e Saluzzo, locais de origem do presépio e do abeto de 28 metros de altura. Já confirmaram presença: o Bispo de Rieti, Dom Vito Piccinonna e o curador do projeto Valle, responsável pelo presépio, Dr. Enrico Bressan.
Também estarão presentes o Bispo de Saluzzo, Dom Cristiano Bodo; o presidente da Região Piemonte, Dr. Alberto Cirio; o prefeito de Macra, Valerio Carsetti; e o coral “La Reis” de San Damiano Macra.
Na manhã do mesmo dia, as delegações serão recebidas em audiência pelo Papa Francisco para a apresentação oficial dos presentes. O presépio e a árvore na Praça São Pedro permanecerão em exposição até o final do período de Natal, dia 7 de janeiro de 2024, Festa do Batismo do Senhor.
Presépio e árvore de Natal da Praça de São Pedro
A árvore de Natal da Praça de São Pedro será enfeitada com milhares de ciclames brancos, representando flocos de neve e nos recordando da importância de proteger a criação no espírito da encíclica ambiental ‘Laudato Si’ do Papa Francisco. Cultivados de forma sustentável, os ciclames protegem a flora e a fauna naturais.
Como forma de celebrar os exatos 800 anos do primeiro presépio, uma réplica da Gruta de Greccio, na Úmbria (onde em 1223, São Francisco de Assis organizou um presépio vivo com os agricultores da aldeia) está sendo montada na Praça de São Pedro. As figuras do presépio terão tamanho natural, serão feitas de terracota e usarão vestimentas da Idade Média. Além disso, um pequeno rio fará menção ao Cântico do Sol de Francisco, no qual ele louva a criação de Deus e, entre outras coisas, a ‘Irmã Água’. (EPC)
Deixe seu comentário