Papa Francisco doará Rosa de Ouro para a Salus Populi Romani
O presente da Rosa de Ouro é um gesto histórico que expressa visivelmente o profundo vínculo do Papa Francisco com a Mãe de Deus.
Roma – Itália (04/12/2023 15:27, Gaudium Press) No próximo dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco participará de uma cerimônia na Basílica papal de Santa Maria Maior, durante a qual o Pontífice presenteará o ícone mariano da Salus Populi Romani com uma ‘Rosa de Ouro’, símbolo da bênção papal.
Ao longo dos séculos, a Rosa de Ouro foi oferecida a Mosteiros, Santuários, soberanos e personalidades proeminentes em reconhecimento ao seu compromisso com a Fé e o bem comum, sendo um costume antigo e tradicional que remonta à Idade Média.
Um gesto histórico de profundo significado
Em nota, a Basílica Mariana afirmou que através deste presente, “o Papa Francisco enfatiza a importância espiritual e o profundo significado que esse ícone tem na vida da Igreja Católica, pois é também o mais antigo santuário mariano do Ocidente dedicado à Mãe de Deus”.
“O presente da Rosa de Ouro é um gesto histórico que expressa visivelmente o profundo vínculo do Papa Francisco com a Mãe de Deus, que é venerada neste santuário sob o título de Salus Populi Romani”, afirmou o comissário extraordinário da Basílica, Dom Rolandas Makrickas.
Terceira Rosa de Ouro oferecida ao ícone mariano
Esta não é a primeira vez que a Salus Populi Romani recebe uma Rosa de Ouro doada por um pontífice. No ano de 1551 o Papa Júlio III presenteou o ícone mariano pela primeira vez. Já em 1613 foi a vez do Papa Paulo V ofertar uma Rosa de Ouro por ocasião do traslado do venerado ícone para a nova capela.
Infelizmente nenhuma das duas Rosas de Ouro doadas por estes Papas foram conservadas. Acredita-se que elas tenham sido perdidas durante a invasão napoleônica do Estado Pontifício em 1797. (EPC)
Deixe seu comentário