Santuário do Cristo Redentor terá museu a partir de 2026
Esta será uma oportunidade para os visitantes conhecerem o monumento a partir da narrativa da Igreja.
Rio de Janeiro (01/12/2023 16:33, Gaudium Press) O Santuário do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, terá um museu no quinto andar do Centro de Visitantes das Paineiras. A previsão é que o novo espaço seja inaugurado no ano de 2026.
Segundo o Padre Omar Raposo, Reitor do Santuário do Cristo Redentor e pároco da Paróquia de São José de Lagoa, esta será uma oportunidade para os visitantes conhecerem o monumento a partir da narrativa da Igreja.
Ressignificação do Cristo Redentor
O sacerdote lamentou que, ao longo de sua história, o Cristo Redentor tenha sido reduzido a um ponto turístico, apesar de, desde sua origem ele tenha sido pensado e erigido para ser um lugar sagrado, de encontro entre os irmãos, de encontro com o Redentor.
“E hoje a gente ressignifica aquele espaço, retoma esse principal tema original e coloca ali um museu, como um importante equipamento de cultura profundamente integrado àquele Complexo Turístico do Corcovado”, explicou.
Museu mais visitado do Brasil
O espaço, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 2022, narrará os 92 anos de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo e símbolo do Brasil, por meio de material produzido a partir do Acervo Digital Colaborativo, que conta com imagens e documentos compartilhados por centenas de pessoas através da internet.
“Vamos ter a experiência, por exemplo, de entrar dentro do monumento do Cristo Redentor, ir lá no braço do Cristo, na cabeça do Cristo. Isso tudo vai acontecer dentro desse lugar de experiência. Certamente será o museu mais visitado do Brasil”, garantiu o Padre Omar. (EPC)
Deixe seu comentário