Vaticano promove exposição internacional de presépios
A exposição, que terá como objetivo celebrar os 800 anos do Presépio de Greccio, contará com presépios provenientes de 22 países.
Cidade do Vaticano (30/11/2023 10:16, Gaudium Press) O Dicastério para a Evangelização está promovendo mais uma edição da exposição internacional “100 Presépios no Vaticano”, constituída por 120 obras de numerosos artesãos que retratam a cena do nascimento do Menino Jesus representada de diferentes maneiras.
Esta edição da exposição internacional “100 Presépios no Vaticano” terá como objetivo celebrar os 800 anos do Presépio de Greccio, primeira representação da Natividade do Menino Jesus, realizada por São Francisco de Assis na cidade localizada a poucos quilômetros de Rieti no Natal de 1223.
Exposição permanecerá aberta ao público até o dia 7 de janeiro de 2024
A mostra será inaugurada às 16h (horário local) do dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, no braço esquerdo da Colunata de Bernini, na Praça de São Pedro. A cerimônia contará com a presença de Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização e o Embaixador da Itália junto à Santa Sé, Francesco Di Nitto.
O Coro Infantil do Instituto Integral ‘A. Malfatti’ da Câmara Municipal de Greccio e a Banda do Corpo da Gendarmeria do Vaticano também estarão presentes na cerimônia de abertura desta exposição, que ficará aberta ao público até o dia 7 de janeiro de 2024, das 10h às 19h30. Nos dias 25 e 31 de dezembro de 2023, o horário de encerramento será antes às 17h.
Presépios provenientes de 22 países fazem parte desta exposição internacional
A exposição conta com presépios provenientes de 22 países: Alemanha, Áustria, Colômbia, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Guatemala, Hungria, Irlanda, Itália, Paraguai, Polônia, República Checa, Rússia, San Marino, Taiwan, Ucrânia e Venezuela.
Dentre os presépios presentes na exposição estarão obras de todos os tipos. Destacam-se um presépio totalmente mecanizado, um esculpido no formato de uma típica cafeteira de madeira, outros costurados em tecido, além de peças de coleções famosas como o presépio da Catedral de Turim, o presépio do Museu da Família Ulma, na Polônia, e o presépio da RAI do Vaticano. (EPC)
Deixe seu comentário