Diocese de Gana celebra 100 anos de catolicismo
A Diocese de Sunyani também comemora 50 anos da criação da Diocese e 20 anos do atual bispado.
Redação (28/11/2023 12:00, Gaudium Press) A Diocese de Sunyani, na região de Bono, em Gana, celebrou três aniversários da Igreja naquela região. São 100 anos desde o estabelecimento da Igreja na região, o Jubileu de Ouro da ereção da Diocese e o 20º aniversário da ordenação episcopal do Bispo da Diocese, Dom Matthew Kwasi Gyamfi. Foi celebrada uma Eucaristia para esta ocasião, segundo informa o Vatican News.
A missa contou com a presença de dignitários e centenas de fiéis vestidos com seus trajes coloridos. Na homilia, o bispo da diocese de Konongo-Mampong, Dom Joseph Osei-Bonsu, exortou os presentes a dedicarem-se aos valores da Igreja e a resistirem aos pecados da carne.
Dom Joseph prestou homenagem aos sacerdotes, religiosos e leigos que contribuíram para o crescimento da Diocese.
Referindo-se ao tema do Jubileu: “Levantai-vos! Construamos a Igreja do Senhor”, Dom Osei-Bonsu conclamou os fiéis a renovar seu compromisso de construir uma diocese que irradie amor em sua missão e atraia aqueles que desejam se tornar seus membros.
O Núncio Apostólico em Gana, Dom Henryk Mieczyslaw Jagodzinski, que presidiu a missa, transmitiu a mensagem de felicitações do Santo Padre ao Bispo e aos fiéis da Diocese, encorajando-os a permanecer na fé.
Além do ex-presidente, o ministro da Saúde compareceu à missa, representando o atual presidente do país.
A Diocese, que começou com 9 paróquias, conta atualmente com 58, com 128 sacerdotes e 45 Irmãs de Direito Diocesano. A Diocese conta ainda com 578 catequistas, além de várias instituições de propriedade da Igreja: 415 Escolas Básicas, 13 Escolas Técnicas Secundárias, 2 Escolas de Obstetrícia e Enfermagem, a Universidade Católica Nacional administrada pela Diocese e 9 hospitais e clínicas católicas.
Deixe seu comentário