Gaudium news > Universidade do Papa conclui celebrações pelos seus 250 anos

Universidade do Papa conclui celebrações pelos seus 250 anos

A Pontifícia Universidade Lateranense foi fundada no ano de 1773 pelo Papa Clemente XIV após a união do então Seminário Romano com a Escola de Teologia do Colégio Romano.

Pontificia Universidade Lateranense conclui celebracoes pelos seus 250 anos

Foto: Vatican Media.

Roma – Itália (24/11/2023 14:57, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Lateranense está promovendo uma jornada de estudos como forma de encerramento das celebrações iniciadas em 2022 pelos 250 anos de sua fundação.

Fundada no ano de 1773 pelo Papa Clemente XIV após a união do então Seminário Romano com a Escola de Teologia do Colégio Romano, a Pontifícia Universidade Lateranense foi chamada pelo Papa João Paulo II, em 1980, de “Universidade do Papa”.

O anúncio do Evangelho no presente da história

Às 9h (horário de Roma) da próxima quarta-feira, 29 de novembro, será realizada na Sala Magna da instituição uma conferência intitulada “O anúncio do Evangelho no presente da história”, que tratará sobre a contribuição teológica do Ateneu para a nova evangelização.

Dentre os palestrantes confirmados para a ocasião estão: Kurt Appel, Brunetto Salvarani, Elizabeth Green e Giuseppe Lorizio. O evento será concluído com uma mesa redonda, moderada por Mimmo Muolo, com a participação de Pierluigi Valenza, Giuseppina De Simone e Leonardo Paris.

Reflexões teológicas

Através desta conferência também se refletirá sobre uma teologia chamada a se colocar na estrada para sair e anunciar a cura das feridas da humanidade sofredora que vive, muitas vezes, um presente sem horizonte de sentido e de vida. Além de se aprofundar sobre o chamado da teologia para se colocar em uma condição liminar e de fronteira, que escuta as perguntas do homem no tempo e dá conta, com credibilidade, da esperança, daquele motivo dotado de sentido que faz da Fé o centro e a forma da vida.

Se refletirá ainda sobre o fundamento da Fé, ou seja, a revelação de Deus em Seu cumprimento escatológico em Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado, que derrama a plenitude do Espírito Santo, conforme atestado no Evangelho, e, por outro lado, que se preocupe em traduzir com credibilidade e tornar essa revelação a “estrela orientadora do homem”, inserida culturalmente nos contextos atuais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas