Gaudium news > Bispos dos EUA apoiam nomeação de um novo Doutor da Igreja

Bispos dos EUA apoiam nomeação de um novo Doutor da Igreja

São John Henry Newman poderá receber o título após petição enviada ao Papa Francisco.

Bispos dos EUA apoiam nomeacao de um novo Doutor da Igreja

Washington – Estados Unidos (17/11/2023 12:02, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos votou de forma quase unânime a favor de uma petição para que São John Henry Newman seja declarado doutor da Igreja (apenas dois Bispos foram contra).

A votação foi feita pela Comissão de Doutrina dos Bispos dos EUA, que perguntou aos prelados norte-americanos se eles concordavam que fosse enviada uma carta ao Papa Francisco apoiando a proposta apresentada pelos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales.

Escritos eminentes e de grande relevância para a Igreja

“Se isso acontecer, se Newman for nomeado doutor, devemos aproveitar para estudar profundamente seus escritos. Acho que pode ajudar a curar algumas das divisões na nossa Igreja”, afirmou Dom Robert Barron, Bispo de Winona-Rochester, Minnesota.

Para Dom Daniel Ernesto Flores, chefe da Comissão de Doutrina da USCCB, “os escritos de São John Henry Newman são verdadeiramente eminentes e de grande relevância para a Igreja hoje, especialmente nas áreas do desenvolvimento da doutrina, da moral, fundamentos da educação, o primado da consciência, o papel dos leigos e a busca da verdade, entre muitos outros”.

Quem foi São John Henry Newman?

Nascido em 21 de fevereiro de 1801, John Henry Newman se converteu à Fé Católica vindo do anglicanismo, tendo, para isso, enfrentado a hostilidade e discriminação por parte de sua família e da comunidade. No ano de 1825 foi ordenado sacerdote anglicano e mais tarde fundou o Movimento Oxford.

Em 1847 foi ordenado sacerdote católico e fundou o Oratório de São Filipe Neri na Inglaterra. Seu comprometimento com a educação o fez fundar a Universidade Católica da Irlanda e duas escolas para meninos. O Santo, considerado um dos convertidos mais famosos do nosso tempo, faleceu em 1890 em Birmingham. No ano de 2010 o Papa Bento XVI o beatificou e no ano de 2019 o Papa Francisco o canonizou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas