Papa Francisco reconhece milagre atribuído à intercessão do Cardeal argentino, Dom Eduardo Pironio
O Papa Francisco autorizou a publicação de um decreto reconhecendo o milagre atribuído ao Cardeal argentino Dom Eduardo Pironio, um dos criadores da JMJ
Redação (13/11/2023 10:00, Gaudium Press) O Papa Francisco autorizou a publicação de um decreto reconhecendo o milagre atribuído ao Cardeal Eduardo Pironio. A decisão foi tomada durante uma audiência com o Prefeito do Dicastério para a Causa dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, no último dia 8 de novembro.
Dom Eduardo Pironio faleceu em 1998 e suas virtudes heroicas foram reconhecidas pelo Papa Francisco em 18 de fevereiro de 2022. O milagre atribuído ao Cardeal argentino refere-se à cura inexplicável de uma criança na Argentina, vítima de uma grave infecção pulmonar causada por produtos tóxicos durante trabalhos de manutenção na residência da família. A vida do menino estava seriamente comprometida quando o pároco convidou os pais a pedirem a intercessão de Dom Eduardo Pironio.
Essa decisão do Papa ressalta não apenas o serviço de Dom Pironio para a Igreja, mas também a relação próxima entre ele e o Papa Francisco, que considerava o cardeal argentino como um verdadeiro amigo na Cúria Romana. Nascido em 1920, o Cardeal Eduardo Pironio desempenhou papéis de relevância durante o Concílio Vaticano II como padre conciliar a pedido do Papa João XXIII. Sua atuação na América Latina como sacerdote e, posteriormente, como Bispo, em prol da “opção preferencial pelos pobres”, era amplamente conhecida, inclusive durante o período em que presidiu o CELAM.
Em 1975, foi designado pro-prefeito para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica pelo Papa Paulo VI. Em 1976, foi criado cardeal e era considerado um forte candidato ao pontificado nos conclaves que elegeram João Paulo I e João Paulo II, em 1978.
Em 1984, o Papa João Paulo II nomeou-o presidente do conselho pontifício para os leigos. O Cardeal Eduardo Pironio, que presidiu o Conselho Pontifício para os Leigos de 1984 a 1996, desempenhou um papel fundamental na criação das Jornadas Mundiais da Juventude, sendo considerado um dos fundadores do evento.
A beatificação do Cardeal Eduardo Pironio está programada para acontecer no santuário de Luján, na Argentina, em 16 de dezembro, conforme anunciou a diocese argentina de Mercedes-Luján por meio de um comunicado do Bispo diocesano Dom Jorge Scheinig. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, atual presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e secretário pessoal do Cardeal Pironio por 23 anos consecutivos. (FM)
Deixe seu comentário