Vaticano divulga programação da Jornada Mundial dos Pobres 2023
A iniciativa, proposta pela primeira vez em 2017, foi um desejo do Papa Francisco como uma das formas de fazer a Igreja sair para encontrar a pobreza nos múltiplos significados em que ela se manifesta no mundo de hoje.
Redação (08/11/2023 16:31, Gaudium Press) No dia 19 de novembro a Igreja Católica celebrará a sétima edição da Jornada Mundial dos Pobres, que neste ano de 2023 seguirá o lema retirado do livro de Tobias: ‘Não desvies o rosto de nenhum pobre’ (Tb 4,7).
Segundo comunicado publicado pela Santa Sé, na ocasião, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro às 10h (horário de Roma). A Jornada Mundial dos Pobres deste ano terá uma participação mais direta do Dicastério para o Serviço da Caridade, que organizará também o tradicional almoço com os pobres que o Papa costuma oferecer na Sala Paulo VI após a celebração eucarística.
Mensagem do Papa para a Jornada Mundial dos Pobres
Em sua mensagem para este dia, o Papa Francisco ressaltou que, apesar de todos os dias haver um comprometimento para se acolher os pobres, isso não é suficiente. “Um rio de pobreza corre pelas nossas cidades e torna-se cada vez maior até transbordar; é por isso que, mais alto se torna o grito dos irmãos que pedem ajuda, apoio e solidariedade”.
Já Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, em subsídio pastoral para esta celebração manifestou seu desejo de que “a atenção aos mais necessitados faça de todos nós peregrinos de esperança no mundo que precisa ser iluminado pela presença da luz do Ressuscitado e da tocha da caridade que Ele acendeu em nossos corações”.
Atendimento gratuito do Centro de Saúde Mãe da Misericórdia
Por ocasião da Jornada Mundial dos Pobres, a Esmolaria Apostólica ampliará o horário de atendimento do Centro de Saúde Mãe da Misericórdia, localizado na colunata da Praça de São Pedro e que costuma oferecer cuidados de saúde gratuitos para os que vivem na pobreza. Entre os dias 13 a 18 de novembro, o Centro permanecerá aberto das 8h às 17h.
Durante este período, por volta de 50 médicos, enfermeiros e voluntários se revezarão no atendimento e cuidado dos mais necessitados, oferecendo gratuitamente consultas médicas gerais e especializadas, ultrassonografias, exames de sangue, medicamentos, vacinas contra gripe e Covid-19. Além disso, também serão oferecidos, de forma gratuita, medicamentos e terapias. (EPC)
Deixe seu comentário