Gaudium news > Cardeal desmente rumores sobre participação de leigos no Conclave

Cardeal desmente rumores sobre participação de leigos no Conclave

O Cardeal Ghirlanda desmentiu as informações, afirmando não ter conhecimento sobre a reforma e negando qualquer colaboração com o Papa nesse sentido.

Foto: vatican.va

Foto: vatican.va

Redação (06/11/2023 15:11, Gaudium Press) Segundo fontes vaticanas dos sites católicos The Pillar e The Remnant, o Papa Francisco estaria trabalhando em um documento que modificaria as regras do Conclave, permitindo a participação de leigos e religiosas na votação do próximo pontífice. O suposto documento de reforma envolveria a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis de 1996, que rege os conclaves.

No entanto, o Cardeal Gianfranco Ghirlanda, canonista renomado e membro da Sociedade de Jesus, negou categoricamente essas informações, classificando-as como “absolutamente falsas”. A Sala de Imprensa do Vaticano também declarou que as notícias carecem de fundamento.

O site quinzenal The Remnant afirmou que o Cardeal Ghirlanda foi encarregado pelo Papa Francisco de redigir projetos de reforma para o processo do Conclave, incluindo a participação de leigos, religiosos e mulheres na votação papal, e excluindo cardeais com mais de 80 anos das Congregações Gerais prévias à votação na Capela Sistina.

O The Pillar e The Remnant também sugeriram que haveria mudanças no formato das congregações gerais, com sessões semelhantes às do Sínodo da Sinodalidade.

Em declarações ao site LifeSiteNews, o Cardeal Ghirlanda desmentiu as informações, afirmando não ter conhecimento sobre a reforma e negando qualquer colaboração com o Papa nesse sentido. “Antes do seu e-mail, eu não tinha notícias sobre a reforma do Conclave que você menciona”, escreveu o jesuíta, de 81 anos. “Fui à Internet e vi que dizem que estou trabalhando com o Papa nessa reforma”. “Isso é absolutamente falso”, acrescentou. “Como não tenho conhecimento disso, não vejo sentido em um encontro”, declarou o cardeal.

A notícia também se espalhou pela Itália, através dos jornais La Reppublica e Il Messagero, que, no entanto, alegaram não ter sido possível confirmar as informações.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas