Vietnã: beatificação do bispo francês e cofundador das Missões Estrangeiras de Paris
A Arquidiocese de Hanói abriu oficialmente a causa de beatificação de Dom François Pallu, um dos primeiros missionários da França enviados ao Extremo Oriente.
Redação (03/11/2023 11:02, Gaudium Press) A Arquidiocese de Hanói abriu oficialmente o processo de beatificação de Dom François Pallu (1626-1684) no dia 29 de outubro passado, na Catedral de Hanói, Vietnã, com uma celebração que marcou a abertura da investigação diocesana. Todos os bispos do Vietnã estavam presentes, assim como o Delegado Apostólico da Santa Sé.
O arcebispo Dom Joseph Vu Van Thien fez uma oração pedindo ao Espírito Santo que derramasse os sete dons no processo de beatificação e canonização do Servo de Deus.
Foi apresentada uma petição (Libellus) ao arcebispo Dom Joseph Vu Van Thien, solicitando que fosse iniciado o processo de beatificação e canonização do bispo Pallu em nível diocesano. Em resposta a este pedido, Dom Joseph Vu Van Thien emitiu um Decreto, aprovando e publicando a Petição (Libellus), para iniciar formalmente o processo diocesano, instituindo um tribunal diocesano.
No início da missa, Dom Joseph agradeceu a Deus e convidou a congregação a fazer orações para que o processo de beatificação e canonização de Dom Pallu alcançasse todo o bem. Pediu também a Deus que abrisse a mente para reavivar nos fiéis o desejo de evangelizar, de levar o Evangelho a todos.
Em sua homilia, Dom Joseph Nguyen Nang enfatizou: “Desejamos um santo que interceda por nós e, acima de tudo, nos inspire a anunciar apaixonadamente o Evangelho”. Com efeito, D. Pallu foi um exemplo de entusiasmo pelo anúncio do Evangelho, quando obedeceu plenamente à vontade de Deus e partiu de Paris para ir em missões nos países do Extremo Oriente.
O arcebispo também convidou os fiéis a rezarem diante das relíquias de Dom Pallu que foram colocadas na Catedral de Hanói.
Dom François Pallu foi um dos primeiros vigários apostólicos do Vietnã, semeando com zelo as sementes da fé neste país, e é considerado um dos fundadores da Igreja no Vietnã, juntamente com Dom Lambert de la Motte. Com este último e com Dom Ignacio Cotolendi, Dom Pallu é um dos principais fundadores das Missões Estrangeiras de Paris (MEP).
Com informações Diocese de Hanói.
Deixe seu comentário