Penitenciaria Apostólica promove curso sobre Sacramento da Confissão para leigos
Esta é a segunda edição da iniciativa, através da qual se espera que os fiéis não tenham receio de “mergulhar nos braços do amor misericordioso de Deus no sacramento da confissão”.
Cidade do Vaticano (26/10/2023 12:29, Gaudium Press) A Penitenciaria Apostólica iniciou um curso de formação destinado para leigos com o objetivo de “ajudá-los a redescobrir este sacramento, muitas vezes esquecido ou mal compreendido”. Intitulado como ‘Celebrar o Sacramento da Reconciliação, hoje’, o seminário foi iniciado na tarde desta quinta-feira, 26, e se prolongará até amanhã.
Criação do curso foi incentivada pelo próprio Papa Francisco
Segundo Dom Krzysztof Nykiel, regente da Penitenciaria Apostólica, a proposta surgiu após inúmeros pedidos de leigos que se interessavam em participar do curso sobre este sacramento que há trinta anos é realizado pelo Tribunal da Misericórdia. Entretanto, o mesmo era voltado exclusivamente para sacerdotes. “Tivemos a ideia de tentar organizar mais uma iniciativa de formação, destinada a responder diretamente às necessidades dos penitentes”, explicou.
O prelado ressaltou ainda que o próprio Papa Francisco incentivou a criação de um curso destinado especialmente aos fiéis leigos. “A primeira edição celebrada em outubro do ano passado, teve um interesse significativo e por isso pretendemos repeti-la também este ano. Esperamos que possa se tornar um evento fixo. O seminário poderia ser também uma boa oportunidade para todos aqueles que exercem um ministério nas comunidades eclesiais”, afirmou Dom Nykiel.
‘Celebrar o Sacramento da Reconciliação, hoje’
O evento foi aberto com uma ‘lectio magistralis’ sobre o tema “Conversão: dom da graça e obra de liberdade”, ministrada pelo Cardeal Mauro Piacenza, penitenciário maior. Na sexta-feira, 27, Dom Nykiel tratará sobre o caminho que leva os fiéis do dever de confessar à graça da Confissão. Já Dom Marco Panero, filósofo moral, se aprofundará em um elemento central para uma boa confissão: o exame de consciência.
Ainda na sexta-feira, haverá uma exposição por parte do Padre Jaime Emilio González Magaña, professor da Universidade Gregoriana, que tratará sobre as diferenças entre o sacramento da Reconciliação e o acompanhamento espiritual. Na parte da tarde, será falado sobre a necessidade de uma maior presença do sacramento da Reconciliação nas diversas fases da catequese de iniciação cristã. Quatro pessoas darão seu testemunho sobre a alegria do encontro sacramental com o Pai Misericordioso. (EPC)
Deixe seu comentário