Novos oratórios são dedicados a Nossa Senhora, na França
Depois da criação da piedosa iniciativa do “M” de Maria, a França conhece um crescimento considerável de oratórios dedicados a Nossa Senhora
Redação (25/10/2023, 16:30, Gaudium Press) Depois da criação da piedosa iniciativa do “M” de Maria, a França conhece um crescimento considerável de oratórios dedicados a Nossa Senhora no caminho das aparições marianas.
O que é o “M de Maria?”
O termo “M” de Maria nasceu em 2020 e é usado para descrever os cinco principais locais de peregrinação da devoção mariana na França associados com as aparições de Nossa Senhora no território gaulês: Lourdes (1858), Pontmain (1871), Pellevoisin (1876), Paris (1830), La Salette (1846). Trata-se portanto de um caminho de peregrinação, à semelhança do Caminho de Compostela.
Seguindo a ordem cronológica, os cinco pontos das aparições podem ser traçados no mapa, formando a letra “M” de Maria, de onde o nome da iniciativa nascida em 2020. Dos cinco pontos considerados no “M de Maria”, três aparições foram oficialmente reconhecidas pela Igreja Católica: Lourdes, La Salette e Pontmain. As duas outras, La Rue de Bac e Pellevoisin, embora não tenham sido oficializadas, estão amplamente difundidas na piedade católica como testemunha a devoção popular à Medalha Milagrosa e ao escapulário do Sagrado Coração, respectivamente.
Outra característica do M de Maria é considerar apenas as aparições que ocorreram no período inferior a 50 anos, de 1830 a 1876. A aparição de Nossa Senhora de Laus, reconhecida pela Igreja, não faz parte do “M”, por exemplo.
Aumenta o número de oratórios
Desde a criação do “M de Maria”, o número de oratórios dedicados a Nossa Senhora ao longo do caminho do “M” tem aumentado. Só em setembro, foram erguidos 19 novos oratórios. A associação responsável pela iniciativa pretende instalar um oratório a cada 10 ou 15 quilômetros a fim de guiar os peregrinos. Acredita-se que em breve serão mais de duzentos.
Todos os oratórios são idênticos e possuem uma imagem de Nossa Senhora da França abrigada por uma pequena abóbada encimada pelo M e a cruz, símbolo revelado pela Santíssima Virgem durante as aparições da Rue de Bac.
Os oratórios estão dentro das cidades ou nos campos e servem de ponto de referência para os que peregrinam, mas não apenas isso, pois convidam os passantes a um momento de piedade e recolhimento ao contemplar a Santíssima Virgem Maria. (FM)
Deixe seu comentário