Igreja centenária é elevada à Basílica na Arquidiocese de Sorocaba
O momento histórico ocorre no contexto das comemorações pelos 175 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Piedade – São Paulo (25/10/2023 15:22, Gaudium Press) A Arquidiocese de Sorocaba (SP) ganhou uma nova Basílica menor: a igreja de Nossa Senhora da Piedade, localizada na cidade de Piedade (SP). O momento histórico ocorre no contexto das comemorações pelos 175 anos da criação da Paróquia.
A notícia foi divulgada aos fiéis pelo, agora reitor da Basílica, Padre Julio César Fernandes durante as missas dominicais por ele presididas. O sacerdote manifestou para toda a comunidade sua alegria pelo reconhecimento dado pelo Papa Francisco à histórica e centenária igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Resultado de um longo processo iniciado no ano de 2022
A elevação da Igreja Matriz a Basílica Menor é resultado de um longo processo iniciado em agosto de 2022 quando, após aprovação do Arcebispo e do conselho de presbíteros da Arquidiocese, foi enviada uma carta com o pedido ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Em setembro do mesmo ano, a abertura do processo foi aprovada pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Uma comissão foi formada para reunir as informações sobre a parte histórica, estrutural, artística e religiosa da igreja de Nossa Senhora da Piedade. Também foi preparado um extenso acervo de fotos da igreja, ilustrando todos os itens descritos, como dimensões e arquitetura do templo, espaços oracionais, imagens para veneração, objetos litúrgicos e história desta igreja.
A documentação necessária foi finalizada e enviada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em junho de 2023. O decreto que confere a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade o título e a dignidade de Basílica Menor foi recebido pelo Arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine no dia 6 de outubro. Ainda não foi definida a data para a cerimônia de instalação da Basílica menor de Nossa Senhora da Piedade.
Diferença entre Basílicas maiores e Basílicas menores
Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)
Deixe seu comentário