Gaudium news > Fátima: inauguração de um centro dedicado a Nossa Senhora de La Vang

Fátima: inauguração de um centro dedicado a Nossa Senhora de La Vang

No dia 14 de outubro, Dom Joseph Nguyen Nang, presidente da Conferência Episcopal Vietnamita e arcebispo de Ho-Chi-Minh (Saigon), estará no Santuário de Fátima, Portugal.

Fatima

Redação (12/10/2023 18:18, Gaudium Press) Um novo centro dedicado a Nossa Senhora de La Vang será inaugurado em Fátima, Portugal, para estudar a evangelização realizada por missionários portugueses no Vietnã, além de servir de ligação com a diáspora católica/vietnamita.

Dom Joseph Nguyen Nang, presidente da Conferência Episcopal Vietnamita desde 2022 e arcebispo de Ho-Chi-Minh desde outubro de 2019, estará em Fátima no sábado, 14 de outubro, para presidir à inauguração da Casa de Nossa Senhora de La Vang, junto ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O anúncio foi feito pelo Padre Stéphane Bui Thuong Luu, responsável pelo novo centro, no dia 2 de outubro, no site dos Bispos do Vietnã.

Nossa senhora la vangDom Nang abençoará uma imagem de Nossa Senhora de La Vang, vestida com roupas tradicionais vietnamitas e com o menino Jesus nos braços, que permanecerá no centro. A inauguração será realizada na presença de várias autoridades católicas portuguesas, entre as quais Dom José Ornelas Carvalho, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e também membros de delegações católicas vietnamitas da Europa, América do Norte e Austrália.

Numa carta dirigida ao Padre Luu, Dom Nang aplaudiu esta “formidável iniciativa” que visa “servir de ponte entre as Igrejas do Vietnã e de Portugal, e ser um lugar onde todos os católicos de origem vietnamita poderão encontrar o amor e a misericórdia de Deus através das mãos generosas de Nossa Senhora”.

“Estamos nos aproximando do 500º aniversário da propagação do Evangelho no Vietnã”

O arcebispo vietnamita, de 70 anos, também comentou que a nova casa comemorará o trabalho árduo dos missionários portugueses durante o início da evangelização do Vietnã. “Entre eles estava o Padre François de Pina (jesuíta português, missionário no Vietnã no século XVII), que muito contribuiu para o ‘quoc ngu’, a escrita vietnamita latinizada”, lembrou.

O padre Luu, que dirige a Associação La Vang-Fatima, responsável pelo novo estabelecimento, explica que a antiga casa foi comprada em 2021, com um jardim de 5.000 m2, a um quilômetro do Santuário de Fátima. Foram necessários 15 meses para reformá-la, e hoje ela abriga uma capela, um salão, duas salas de reuniões e cerca de vinte salas individuais. Em agosto, Dom Nang escreveu a Dom Carvalho sobre a casa oferecida à Igreja vietnamita, “um gesto significativo à medida que nos aproximamos do 500º aniversário (1533-2033) da propagação das primeiras sementes do Evangelho no país”.

“Os missionários portugueses levaram a Boa-Nova aos nossos antepassados e construíram os primeiros alicerces da igreja na nossa pátria, nos séculos XVI e XVII”, enfatizou o Padre Luu. Em 1615, cinco jesuítas, entre os quais os Padres François Buzomi e Jacques Carvalho, chegaram a Cua Hang, na província de Quang Nam, com o objetivo de introduzir o catolicismo entre as populações locais.

Um centro de retiro e formação de fé para a diáspora vietnamita

Segundo o Padre Luu, a nova casa em Fátima vai acolher peregrinos, sacerdotes e religiosos vietnamitas que estudam em Portugal, além de organizar retiros e dar formação espiritual, de forma a aprofundar a fé da diáspora católica vietnamita. O centro também ajudará todos aqueles que desejam estudar documentos relativos aos primeiros missionários portugueses e suas obras, conservados nas bibliotecas de Portugal.

O sacerdote também explicou que a casa ajudará os católicos vietnamitas no exterior a estarem na presença de Nossa Senhora de La Vang, cujo santuário, localizado perto de Hue, no centro do Vietnã, atrai numerosos peregrinos todos os anos. De acordo com o Padre Luu, há também outros projetos em andamento para erguer mais imagens de Nossa Senhora de La Vang, em Lourdes e no Vaticano. Atualmente, existem várias imagens e igrejas dedicadas a Ela nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Filipinas.

Com informações Eglises d’Asie.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas