Tesouros da Catedral de Notre-Dame são expostos no Museu do Louvre
Esta combinação de dois dos principais cartões postais da França já é considerada como um acontecimento histórico excepcional.
Paris – França (30/10/2023 15:25, Gaudium Press) O museu do Louvre, na França, iniciou neste mês de outubro uma exposição com 120 obras do tesouro da Catedral de Notre-Dame de Paris. As peças foram salvas por equipes do corpo de bombeiros, que conseguiram preservá-las do terrível incêndio que destruiu parte deste histórico templo católico.
Relíquias e peças de ourivesaria fazem parte do Tesouro de Notre-Dame de Paris
Dentre as obras presentes na exposição, que permanecerá aberta ao público até o dia 29 de janeiro de 2024, estão paramentos sacerdotais, relíquias e relicários, livros manuscritos e outros objetos preciosos. Através destes artefatos se contará a história da Catedral de Notre Dame de Paris, desde as suas origens na Idade Média até a sua ressurreição no século XIX e seu florescimento com Viollet-le-Ducno, sob o Segundo Império.
O tesouro de Notre-Dame é famoso por suas relíquias, de forma especial, a coroa de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo, e outros artigos piedosos provenientes do antigo tesouro da igreja de Sainte-Chapelle. Obras-primas da ourivesaria francesa também se destacam entre as peças apresentadas nesta exposição.
Algumas peças do tesouro de Notre-Dame não estão presentes na exposição
Algumas das principais peças do tesouro de Notre-Dame não estão presentes na exposição, nesta lista figuram: a Coroa de Espinhos, a túnica de São Luís e o madeiro da Cruz. O motivo da ausência é por estas peças estarem atualmente conservadas na Igreja de Saint-Germain-l’Auxerrois, onde devem permanecer até o término das obras de restauração da catedral francesa.
Esta exposição é organizada pelo Museu do Louvre em colaboração com o Departamento Regional de Assuntos Culturais da Île-de-France, responsável pelas operações de conservação dos objetos dos tesouros de Notre-Dame de Paris e da Biblioteca Nacional da França. A reabertura da Catedral de Notre-Dame está prevista para dezembro de 2024. (EPC)
Deixe seu comentário