Encontro de catequistas reúne 5 mil formadores no Rio Grande do Sul
O evento teve por tema “Vocação querigmática do catequista” e lema “O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos” (1Jo 1,3).
Santa Maria – Rio Grande do Sul (01/09/2023 14:40, Gaudium Press) A cidade gaúcha de Santa Maria acolheu no último domingo, 27 de agosto, a terceira edição da Jornada Estadual dos Catequistas. O evento teve por tema “Vocação querigmática do catequista” e lema “O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos” (1Jo 1,3).
Fiéis que querem ser mais católicos do que o Papa e mais cristãos do que Jesus Cristo
A jornada contou com cerca de 10 mil participantes, provenientes das 18 Dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. Entre os presentes estavam 6 mil catequistas. por questões de segurança, o evento foi realizado em dois auditórios concomitantemente. Os grupos só se encontraram na Romaria e na Missa campal de Encerramento no parque ao lado do Santuário da Medianeira.
Dom Leomar Antonio Brustolin, presidente do Regional Sul 3 e Bispo da Arquidiocese de Santa Maria, foi quem presidiu a Santa Missa de encerramento, concelebrada por diversos Bispos e sacerdotes. Em sua homilia, o prelado advertiu que existem fiéis que “querem ser mais católicos do que o Papa e mais cristãos do que Jesus Cristo, sobretudo nas redes sociais”.
Mudança de mentalidade na formação dos catequizandos
O Bispo de Santa Maria também pediu aos catequistas presentes para que mudem a mentalidade, seguida há muitos anos, de preparar os catequizandos apenas para receber o sacramento. Parafraseando o lema do Ano Vocacional, concluiu dizendo para que todos voltem para casa com o coração ardente e pés a caminho.
Ao término da Santa Missa, os representantes da Catequese das Dioceses receberam uma capelinha com o Ícone de Nossa Senhora Medianeira, Padroeira da Diocese e da cidade anfitriã. Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, aproveitou para agradecer a Dom Leomar por sediar a Jornada. (EPC)
Deixe seu comentário