Papa Francisco viaja para a Mongólia
“Esperar juntos” foi o tema escolhido para esta 43ª Viagem Apostólica do Pontificado de Francisco.
Cidade do Vaticano (31/08/2023 12:46, Gaudium Press) Na tarde desta quinta-feira, 31, o Papa Francisco embarcou em um avião no aeroporto de Fiumicino, em Roma, com destino à Ulan Bator, capital da Mongólia. A previsão é de que este voo dure 9 horas e 28 minutos, percorrendo 8.278 quilômetros. Portanto, o Santo Padre deve chegar ao país asiático às 10h do dia 1º de setembro.
Lema: “Esperar juntos”
O lema escolhido para esta viagem é ‘Esperar juntos’. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, através deste lema “se deseja destacar o duplo significado da viagem apostólica do Santo Padre à Mongólia: o de visita pastoral e visita de estado”.
A escolha foi feita por uma “virtude puramente cristã (a esperança), mas amplamente partilhada também em ambientes não cristãos, associando-a ao advérbio juntos, para sublinhar a importância da colaboração bilateral entre a Santa Sé e a Mongólia”.
“A presença do Santo Padre representa para esta pequena porção do povo de Deus um sinal de grande esperança e incentivo e, por outro lado, a Igreja na Mongólia, com a sua pequenez e marginalidade, pode oferecer um sinal de esperança para a Igreja universal”, diz nota da Santa Sé.
Logotipo da viagem do Papa à Mongólia
O logotipo da viagem do Papa Francisco à Mongólia apresenta o mapa do país delineado com as cores vermelha e azul da bandeira nacional. Abaixo do mapa está escrito em inglês o lema desta viagem apostólica.
O desenho no interior do mapa, segundo explicação da Sala de Imprensa da Santa Sé, mostra uma ger (casa tradicional da Mongólia), de onde sai uma fumaça amarela para o alto (cor do Vaticano). À direita da ger está uma cruz. A ger e a cruz estão contidas entre duas escritas verticais, na língua tradicional mongol, que retomam o lema (‘Esperar juntos’).
Cerimônia de boas-vindas e visita ao presidente
Uma cerimônia de boas-vindas será realizada em Sukhbaatar, praça central de Ulan Bator, às 09h do dia 2 de setembro. Logo depois, Francisco fará uma visita de cortesia ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, no Palácio de Estado. Às 10h20, o Papa fará seu primeiro discurso no encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na sala “Ikh Mongol” do Palácio de Estado.
Às 11h, haverá um encontro com o presidente do Grande Hural de Estado (Parlamento da Mongólia) e com o primeiro-ministro. Às 16h, o Santo Padre irá até a Catedral dos Santos Pedro e Paulo, onde se encontrará com os Bispos, sacerdotes, missionários, consagrados, consagradas e agentes pastorais. Ali fará ainda o seu segundo discurso.
Encontro ecumênico e Celebração Eucarística
Dois eventos estão programados para o domingo, 3 de setembro. O primeiro ocorrerá às 10h no ‘Hun Theatre’, onde ocorrerá um encontro ecumênico inter-religioso e onde o Papa fará o seu terceiro discurso. Às 16h, o Pontífice presidirá uma Celebração Eucarística na ‘Steppe Arena’.
Às 9h30 da segunda-feira, 4 de setembro, Francisco se encontrará com agentes de caridade e inaugurará a casa da misericórdia. Ali ele fará seu último discurso. A cerimônia de despedida está programada para ocorrer às 11h30 no Aeroporto Internacional ‘Chinggis Khaan’ de Ulan Bator. Sua chegada em Roma está prevista para às 17h20. (EPC)
Deixe seu comentário