Centenas de coroinhas participam de encontro anual na Catedral da Sé
A iniciativa, que é promovida pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo, contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.
São Paulo (21/08/2023 16:43, Gaudium Press) Centenas de coroinhas, acólitos e cerimoniários, atuantes nas paróquias e comunidades das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, se reuniram na Catedral Metropolitana de São Paulo para participar do encontro anual com o Cardeal Odilo Pedro Scherer.
A iniciativa, que é promovida pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo, contou com a participação dos Bispos auxiliares da Arquidiocese, Dom José Benedito Cardoso, Dom Jorge Pierozan e Dom ngelo Ademir Mezzari, RCJ, este último Referencial para as Vocações e Seminários.
Muitas vocações sacerdotais e religiosas surgem entre os coroinhas
Em sua homilia, o Cardeal Scherer tratou sobre o sentido da liturgia, do espaço sagrado e do serviço litúrgico. Em seguida, exortou aos coroinhas, cerimoniários e acólitos para que “realizem essa missão na alegria e com os olhos fixos em Jesus, servindo o altar com alegria e com o desejo de encontrar, estar perto e falar de Deus”.
Após recordar que também foi coroinha, e que essa função lhe despertou o desejo de se tornar sacerdote, o Arcebispo de São Paulo ressaltou que é comum que muitas vocações sacerdotais e religiosas surjam entre os coroinhas. “Se você sentir esse desejo, converse com o padre da sua paróquia, que vai acompanhar, orientar, fomentando esse desejo, até que um dia, quem sabe, você entre no seminário ou no convento”, aconselhou.
Uma oportunidade para ter contato direto com o Cardeal de São Paulo
Em entrevista ao jornal ‘O São Paulo’, o Padre José Carlos dos Anjos, Promotor Vocacional da Arquidiocese, revelou que este encontro anual é uma oportunidade dos coroinhas, acólitos e cerimoniários terem um contato direto com Dom Odilo. Além disso, esta é uma “oportunidade para celebrar a vida e vocação de tantas crianças e adolescentes que se doam na missão de servir o altar”.
Destacando ainda que muitas vocações surgem a partir deste serviço à Igreja, o Promotor Vocacional assegurou que “estas crianças e adolescentes são o futuro da nossa Igreja, serão os padres, religiosas, missionários, pais e mães de família que levarão adiante a missão de anunciar o Evangelho na nossa cidade e para o mundo”. (EPC)
Deixe seu comentário