Catedral da Sé de São Paulo celebrará 1º Dia Nacional do Terço dos Homens
A data foi oficialmente instituída no Brasil após publicação da Lei 14.558/2023 no Diário Oficial da União.
São Paulo (17/08/2023 16:49, Gaudium Press) No próximo dia 8 de setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora, será celebrado pela primeira vez o Dia Nacional do Terço dos Homens, data festiva sancionada este ano através da lei federal 14.558. Na ocasião, integrantes do Terço dos Homens de todo o Brasil se reunirão em oração em suas respectivas cidades para comemorar esta data.
Na Arquidiocese de São Paulo, o encontro ocorrerá no sábado, 9 de setembro, na Catedral da Sé, onde será celebrada uma Santa Missa às 9h, seguida por pregações e a recitação do Santo Rosário no marco zero da Catedral da Sé. Os organizadores acreditam que o evento reúna cerca de mil pessoas participantes de grupos do Terço dos Homens da Arquidiocese e de Dioceses próximas.
Movimento do Terço dos Homens
O movimento do Terço dos Homens, que atualmente reúne por volta de 2,5 milhões de tercistas em todo o país, é reconhecido em alguns estados brasileiros, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Anualmente o Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior do estado de São Paulo, é palco da Romaria Nacional do Terço dos Homens. A última edição ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro e contou com a participação de 70 mil homens do terço.
Origem do Terço dos Homens
De acordo com o assessor nacional do Terço, Padre Vandemir Meister, apesar de existirem relatos de homens que, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão se reuniam para rezar, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram.
O surgimento ocorreu dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se espalhar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes. (EPC)
Deixe seu comentário