Gaudium news > Ditadura da Nicarágua impede entrada de dois sacerdotes que regressavam da JMJ em Lisboa

Ditadura da Nicarágua impede entrada de dois sacerdotes que regressavam da JMJ em Lisboa

Continua a perseguição à Igreja Católica na Nicarágua pela ditadura de Daniel Ortega.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (15/08/2023 19:34, Gaudium Press) Os sacerdotes Tomas Sergio Zamora Calderón, da Diocese de León, e William Mora, da diocese de Siuna, foram impedidos de entrar no país, na última sexta-feira, 11 de agosto, segundo a pesquisadora nicaraguense Martha Patricia Molina.

Eles voltavam para as suas paróquias, depois de participarem da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal, mas o regime de Daniel Ortega os proibiu de entrar no país.

Em postagens no twitter, a pesquisadora escreveu que a comunidade católica da paróquia de Pe. Zamora Calderón está consternada com a notícia, pois ele era um padre dinâmico e muito próximo de seus fiéis.

Já o Pe. Mora era responsável pela pastoral juvenil da diocese de Siúna. “O Pe. Mora tinha uma vida pastoral ativa em sua comunidade, que agora pergunta o que será deles sem seu pastor”, acrescentou.

Até agora, o regime nicaraguense não se pronunciou sobre este assunto, como é habitual.

Segundo Molina, entre 2018 e 2023, a ditadura de Daniel Ortega proibiu a entrada de 10 sacerdotes no país, baniu oito, expulsou três e forçou 16 padres ao exílio, além de proibir atividades religiosas, congelar as contas bancárias da Igreja e suspender suas relações diplomáticas com o Vaticano. No entanto, estes números crescem a cada dia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas