França: Peregrinação Nacional ao Santuário de Lourdes comemora 150 anos
A peregrinação nacional ao Santuário de Lourdes na França comemora seu 150º aniversário. Na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, entre 6.000 e 10.000 peregrinos são esperados no santuário
Redação (14/08/2023, 15:00, Gaudium Press) A peregrinação nacional ao Santuário de Lourdes na França comemora seu 150º aniversário. Por ocasião da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, entre 6.000 e 10.000 peregrinos visitam a gruta da Imaculada Conceição nos Pirineus franceses. A tradição da peregrinação ao rochedo de Massabielle começou há exatamente 150 anos na França. Em razão disso, o Santuário está promovendo uma série de conferências e atividades de 11 a 16 de agosto para celebrar o sesquicentenário desse gesto de devoção.
Durante esses dias, as conferências abordam principalmente o acompanhamento dos enfermos, que sempre foi a principal atenção do santuário. Outros conferencistas também narram a história das peregrinações, e outros, por fim, falam sobre temas contemporâneos da Igreja, como o Sínodo da sinodalidade. Em uma entrevista à Rádio Vaticana, o padre Michel Dabanes, reitor do santuário mariano, explicou que o número de peregrinos está aumentando com o tempo. Isso ocorre porque, durante a pandemia de Covid-19, o número de fiéis em Lourdes foi muito reduzido.
O sacerdote mencionou especialmente a festa de Nossa Senhora de Lourdes em fevereiro deste ano, quando a quantidade de fiéis presentes no santuário chegou a números semelhantes aos da época pré-Covid. O tema escolhido para a peregrinação deste ano é “Juntos edifiquemos sobre a rocha”, e espera-se receber uma quantidade de peregrinos semelhante à época anterior à pandemia, um número que pode ser incrementado com grupos de jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude e ainda estão pela Europa. (FM)
Deixe seu comentário