Parabéns a você, pai!
No segundo domingo do mês de agosto, comemoramos o Dia dos Pais e da Família.
Redação (13/08/2023 09:11, Gaudium Press) Agradeçamos a Deus pela vocação à paternidade, pois no plano criador de Deus, Ele nos deu os pais. Pais que geram a vida, que instruem, que educam, que amam sem condições, que testemunham a verdade, que lutam pela justiça, que respeitam suas esposas, que constroem um mundo melhor e cuidam da vida humana e planetária.
A Bíblia Sagrada oferece vários ensinamentos sobre a paternidade:
“Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele; e nele mesmo se gloriará entre os seus amigos! Aquele que educa o filho torna o seu inimigo invejoso e entre seus amigos será honrado por causa dele.
O pai morre e é como se não morresse, pois deixa depois de si um seu semelhante. Não tem de que se envergonhar perante seus adversários.
Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes curar as feridas.
Um cavalo indômito torna-se intratável, a criança entregue a si mesma torna-se temerária. Adula o teu filho e ele te causará medo, brinca com ele e ele te causará desgosto. Não lhe dê toda a liberdade na juventude; não feches os olhos às suas extravagâncias. Educa o teu filho! Esforça-te por instruí-lo, para que não te desonre com sua vida vergonhosa!” (Eclo 30,3-13)
Parabéns a você, pai, que com tanto esforço, carinho, dedicação e amor, faz tudo por seus filhos e esposas!
Parabéns a você, pai, que apesar da pobreza, ama seus filhos como bens preciosos e lhes presenteia com amor e dignidade.
Parabéns a você, pai, que tendo muitos bens, conquistados com honestidade, não compra seus filhos e esposas com dinheiro e bens materiais.
Parabéns a você, pai, que com toda dedicação ao trabalho, não deixa de lado a sua família.
Parabéns a você, pai, que apesar do estresse e correria da vida moderna, não abandona sua família, buscando distração extravagante nos botecos da vida, nos campos de futebol, na televisão, nos celulares, computadores e tablets.
Parabéns a você, pai, que mesmo sem ter estudado muito, não descura a educação de seus filhos e lhes ensina e transmite o amor à vida e o respeito ao próximo.
Parabéns a você, pai, que com coragem e firmeza chama a atenção de seus filhos, exigindo o necessário e colocando limites e paradigmas seguros e consistentes.
Parabéns a você, pai, enfermo e idoso, que apesar das dores e idade, testemunha à sua família o amor e o respeito ao ciclo vital com alegria e otimismo.
Enfim, parabéns a todos os nossos pais.
Deus os abençoe e ilumine, hoje e sempre!
Por Padre Ronaldo Mazula, Vice-Provincial e coordenador das obras apostólicas dos Missionários Claretianos do Brasil.
Deixe seu comentário