Papa Francisco nomeia novo Patriarca de Lisboa
Dom Rui Manuel Sousa Valério, atual Bispo Ordinário Militar de Portugal, foi nomeado para substituir o Cardeal Manuel José Macário do Nascimento Clemente.
Lisboa – Portugal (10/08/2023 10:17, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 10, o Papa Francisco nomeou Dom Rui Manuel Sousa Valério, S.M.M., atual Bispo Ordinário Militar de Portugal, como novo patriarca de Lisboa.
A nomeação ocorreu após o Santo Padre aceitar o pedido de renúncia apresentado pelo Cardeal Manuel José Macário do Nascimento Clemente, por ter completado a idade de 75 anos. O purpurado estava à frente da Igreja de Lisboa desde o ano de 2013.
Conferência Episcopal Portuguesa
Em nota, a Conferência Episcopal Portuguesa manifestou seu agradecimento ao Cardeal Clemente por sua notável contribuição ao longo destes anos à serviço do Patriarcado de Lisboa e da Igreja em Portugal.
Os Bispos portugueses também saudaram o novo Patriarca, desejando que “D. Rui Valério seja abençoado pela força do Espírito no serviço pastoral a que é chamado como pastor no Patriarcado de Lisboa e que os dinamismos pastorais e espirituais celebrados na JMJ continuem presentes na renovação da Igreja em Lisboa, para que seja cada vez mais sinodal, missionária, evangelizadora e acolhedora de todos”.
Breve biografia de Dom Rui Manuel Sousa Valério
Nascido no dia 24 de dezembro de 1964, em Ourém, Diocese de Leira-Fátima, Rui Manuel Sousa Valério cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Além disso, é Mestre em Teologia Dogmática, tendo também frequentou o curso de Filologia na Universidade La Sapienza de Roma e o curso de Espiritualidade no Centre International Montfortain, em Louvain, na Bélgica.
No dia 6 de outubro de 1990 fez a profissão religiosa na Companhia de Maria (Monfortinos), recebendo a ordenação sacerdotal no dia 23 de março de 1991. Desempenhou diversos cargos e dentro do seu Instituto Religioso, em Portugal, foi formador dos Postulantes, conselheiro do Superior Maior para a Delegação e superior local. No dia 27 de outubro de 2018, foi nomeado Bispo Ordinário Militar de Portugal, recebendo a ordenação episcopal no dia 25 de novembro do mesmo ano. (EPC)
Deixe seu comentário