Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia
Considerada como um dos eventos religiosos mais importantes do estado, a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é a terceira maior do Brasil.
Bom Jesus da Lapa – Bahia (09/08/2023 12:44, Gaudium Press) A Romaria de Bom Jesus da Lapa foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. A honraria, que havia sido concedida no último domingo, 6, durante a Santa Missa de 332 anos da procissão, foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Terceira maior Romaria do Brasil
Considerada como um dos eventos religiosos mais importantes do estado, a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é a terceira maior do Brasil. Anualmente, entre os dias 28 de julho a 6 de agosto, o evento costuma atrair milhares de devotos, que participam da tradicional procissão do Bom Jesus.
Romaria deste ano reuniu 700 mil devotos
De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado da Bahia, acredita-se que, somente na edição deste ano, a Romaria de Bom Jesus da Lapa tenha reunido 700 mil devotos e injetado mais de R$ 1 milhão na economia local. Na ocasião, os peregrinos costumam visitar o Santuário, a gruta e outros pontos turísticos da cidade.
Fé e religiosidade popular
Segundo documento preparado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Romaria de Bom Jesus da Lapa é “uma manifestação de cunho religioso católico, com marcas do catolicismo popular, refletindo a Fé e religiosidade preservada e salvaguardada com traços culturais singulares”. (EPC)
Deixe seu comentário