Presidente do Vietnã se reúne com Conferência Episcopal do país
O Presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, visitou a sede da Conferência Episcopal do país, em Ho Chi Minh, na última segunda-feira, 7 de agosto
Redação (08/08/2023 15:00, Gaudium Press) A Conferência Episcopal do Vietnã, sediada em Ho Chi Minh, recebeu na última segunda-feira, 7 de agosto, a visita do Presidente do país, Vo Van Thuong.
A visita do chefe de estado aos Bispos vietnamitas acontece após sua reunião, no Vaticano, com o Papa Francisco e após a assinatura do acordo sobre o Estatuto do Representante Papal Residente e do Escritório do Representante Papal Residente no Vietnã em 27 de julho passado.
O presidente, juntamente com outras nove autoridades do governo, teve uma reunião de mais de uma hora com nove Bispos vietnamitas, incluindo o presidente da Conferência Episcopal Nacional, o Arcebispo Dom Joseph Nguyễn Năng.
Os Bispos agradeceram a iniciativa por parte do governo nas discussões que vêm sendo realizadas entre o governo e a Igreja Católica. Vo Van Thuong, por sua vez, agradeceu o trabalho prestado pela Igreja Católica e pelo Papa Francisco ao povo do Vietnã.
O presidente também abordou o assunto de sua viagem ao Vaticano no final de julho e explicou que ficou admirado por passar mais de uma hora em reunião com o Santo Padre. O sacerdote Dào Nguyên Vũ, Secretário da Conferência Episcopal, que também esteve presente na reunião com o presidente, apresentou as atividades conduzidas pela Igreja Católica no Vietnã, destacando que a Igreja administra apenas creches e não outras instituições de ensino. Assunto que o presidente se comprometeu a analisar.
Dom Nguyễn Năng também abordou o papel da Igreja e suas iniciativas junto à sociedade do Vietnã. O Arcebispo parabenizou o chefe do governo pela viagem ao Vaticano. No final da reunião, o presidente foi presenteado com a encíclica “Fratelli Tutti” traduzida para o vietnamita e com uma foto da audiência pontifícia na qual estão o Papa, o presidente e sua esposa.
Nos últimos meses, tem havido uma aproximação significativa entre a Santa Sé e o governo do Vietnã. De fato, as relações diplomáticas entre as duas partes foram rompidas em 1975. Apesar de algumas tentativas de aproximação nos anos 90 e mais recentemente em 2007, durante o Pontificado de Bento XVI, as relações bilaterais permaneceram distantes.
Os católicos representam cerca de 9% da população do Vietnã, tornando o catolicismo a segunda maior religião atrás apenas dos budistas que são cerca de 50% da população. (FM)
Com informações do Vatican News.
Deixe seu comentário