Santuário de Fátima presenteia o Papa Francisco com um coração-relicário
O relicário, de autoria de Sílvia Patrício, foi produzido em bronze, com folha de ouro de lei e folha de prata de lei, montado sobre uma pedra de mármore de Estremoz.
Fátima – Portugal (07/08/2023 14:39, Gaudium Press) O Papa Francisco foi presenteado pelo Santuário de Fátima, em Portugal, com um coração-relicário. Na peça devocional é possível ler a inscrição “Temos Mãe!”, expressão dita pelo Pontífice no ano de 2017, ao se deslocar até o Santuário português para canonizar Francisco e Jacinta Marto.
Coração de bronze com folhas de ouro e prata
O relicário, de autoria de Sílvia Patrício, foi produzido em bronze, com folha de ouro de lei e folha de prata de lei, montado sobre uma pedra de mármore de Estremoz. A peça representa um coração humano coroado por rosas e espinhos, recordando a misericordiosa Mãe de Deus.
A veia cava e a artéria aorta formam uma coroa, na parte superior do coração, representando o fluxo de entrada e saída do sangue. Segundo a artista, esses detalhes remetem para o momento da visita do Santo Padre ao Santuário mariano.
A Cruz do Papa, símbolo do pastor que cuida das suas ovelhas, está inscrita no interior do coração, assim como duas abelhas, que recordam os cuidados que devemos ter na atualidade com o planeta e a humanidade.
Um coração no qual se conserva a mensagem do Evangelho
A peça artística é ainda lacrada por uma janela em lupa. Segundo refere a artista na Memória Descritiva da peça, isso cria “um ambiente interno que evoca a água, representando a vida onde tudo começa, onde tudo acontece e se multiplica”.
Já o tratamento a azul dado à lupa é um convite para se olhar para o céu, em um gesto de reflexão. O coração de Nossa Senhora também “recebeu Cristo no seu interior, ali figurado a partir da Cruz”.
Por fim, três abelhas encontram-se no coração, sendo uma clara alusão aos Pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), que transformaram os seus corações em relicários e ali conservaram a mensagem do Evangelho, fazendo-a chegar a toda a terra. (EPC)
Deixe seu comentário