Gaudium news > Basílica de Santa Maria Maior celebra o milagre de Nossa Senhora das Neves

Basílica de Santa Maria Maior celebra o milagre de Nossa Senhora das Neves

Segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu em sonho ao Papa Libério lhe pedindo para erguer uma Basílica no local onde havia nevado.

Basilica de Santa Maria Maior celebra o milagre de Nossa Senhora das Neves

Foto: Vatican Media.

Roma – Itália (04/08/2023 14:33, Gaudium Press) No próximo sábado, 5 de agosto, Solenidade de Nossa Senhora das Neves, a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma, celebrará o seu aniversário de dedicação e da milagrosa queda de neve ocorrida no ano de 358.

Recordando uma milagrosa nevasca

Peregrinos e fiéis provenientes de diversos países se unirão para participar das festividades nas quais se recordará do prodigioso evento da nevasca ocorrido no dia 5 de agosto do ano de 358, quando em pleno verão italiano, nevou no centro de Roma.

Segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu em sonho ao Papa Libério lhe pedindo para erguer uma Basílica no local onde havia nevado. Na manhã seguinte, o Pontífice traçou o perímetro do local para construir a primeira basílica do Ocidente dedicada a Nossa Senhora das Neves.

Programação da festividade

As celebrações do sábado serão iniciadas com uma Santa Missa Solene presidida às 10h pelo Cardeal Stanisław Ryłko, Arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore. Durante a celebração, haverá uma encenação da milagrosa queda de neve, representada por uma chuva de milhares de pétalas brancas.

Às 17h, os fiéis e peregrinos poderão participar do canto das II Vésperas, presidido por Dom Piero Marini, guardião do Sagrado Berço; que será seguido às 18h pela Santa Missa, celebrada pelo Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer.

Uma ocasião especial para fortalecer a conexão entre o divino e o humano

“Recordando o milagre da queda de neve que marcou o canteiro de obras desta Basílica, renovamos nosso compromisso de Fé e Esperança na proteção e intercessão da Virgem Maria”, assegurou o comissário extraordinário, Dom Rolandas Makrickas.

Para o Padre Ivan Ricupero, mestre de cerimônias da Basílica, “a celebração da festa de Nossa Senhora das Neves representa uma ocasião especial para fortalecer a conexão entre o divino e o humano, e para rezar para que Nossa Senhora, invocada nesta Basílica como ‘Salus Populi Romani’, possa guiar e proteger o povo de Deus ao longo da jornada da vida”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas