Gaudium news > França: sinos da Igreja de São Cornélio e São Cipriano tocaram pela última vez

França: sinos da Igreja de São Cornélio e São Cipriano tocaram pela última vez

Os quatro sinos da igreja tocaram pela última vez na segunda-feira, 31 de julho de 2023. O edifício religioso vai ser demolido, devido ao seu estado frágil.

Foto: Radio France – Marcellin Robine

Foto: Radio France – Marcellin Robine

Redação (02/08/2023 18:55, Gaudium Press) Os sinos da igreja de São Cornélio e São Cipriano, na cidade de La Baconnière, departamento de Mayenne, na França, não tocarão mais. Cerca de 200 pessoas se reuniram nesta última segunda-feira (31) para ouvi-los pela última vez.

No dia 15 de abril, foi celebrada uma missa em uma tenda montada a poucos metros do edifício religioso, onde os paroquianos se reuniram para meditar e relembrar os momentos passados na igreja.

Para Marie, uma octogenária de La Baconnière, a emoção foi muito forte no final da última missa. “Dói muito, muito que a igreja seja demolida. Lamento de verdade e não entendo porque não podemos conservar a Igreja.”

O Pe. Franck Viel, que celebrou a missa, viu essa despedida como uma homenagem: “Queríamos lembrar todas as pessoas que vivenciaram algo importante nesta igreja, todos os eventos familiares da vida, batizados, casamentos, enterros”.

O prédio, muito frágil, estava fechado desde 2014. Em 2019 sofreu danos devido à tempestade Miguel. A prefeitura tomou a decisão de demoli-lo, o que causou polêmica.

Em fevereiro, moradores realizaram uma manifestação em frente à igreja, reunida por um novo coletivo: “Mayenne defende seu patrimônio”. Sami Fouchard, seu porta-voz, disse: “Precisamos nos perguntar: quanto estamos dispostos a investir para defender nosso patrimônio? Estamos dispostos a destruir tudo por razões orçamentais? Precisamos obter os fundos e procurar o que nos permitirá salvar nossas igrejas e nosso patrimônio.”

Pouco depois que os sinos pararam, a torre da igreja foi colocada no chão por um guindaste. A demolição do prédio vai continuar por duas semanas. “Vamos preservar todas as fundações desta igreja – assegurou o prefeito de La Baconnière, David Besneux – espaço memorial ao seu redor, que terá uma altura de dois metros acima do perímetro. Estamos trabalhando com o CAUE, o Escritório de Arquitetura Urbana e Ambiental. Já tivemos uma reunião pública há um mês e vamos manter toda a fachada que dá para a entrada da cidade, ao nível do pórtico, para fazer algo que seja agradável”.

Os habitantes exigem um novo local de culto, no qual possam colocar novamente os sinos e as estações da Cruz da Igreja de São Cornélio e São Cipriano, elementos que serão bem preservados pela prefeitura. Uma comissão extramunicipal será instalada no outono para que os moradores possam dar suas opiniões.

Com informações France Bleu e France 3

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas