Padroeiros da JMJ Lisboa 2023 estão presentes em medalha comemorativa
No total foram cunhadas três versões diferentes da medalha: dois painéis fundidos em bronze, 80 medalhas de prata e 2 mil de latão dourado.
Lisboa – Portugal (03/08/2023 14:39, Gaudium Press) Durante sua visita à Portugal, o Papa Francisco presenteou o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com uma medalha comemorativa de sua 42ª viagem apostólica e uma medalha de ouro de seu pontificado.
Os presentes fazem parte de uma tradição que se repete durante as viagens apostólicas do Pontífice. No total foram cunhadas três versões diferentes da medalha: dois painéis fundidos em bronze com 30 cm de diâmetro, 80 medalhas de prata com 5 cm de diâmetro e 2 mil medalhas de latão dourado com o mesmo tamanho das de prata.
Medalha comemorativa
A medalha comemorativa apresenta de um lado o brasão do papal com os seguintes dizeres ao redor: ‘Franciscvs Pontifex Maximvs’. Do outro lado, no centro, a patriarcal catedral de Lisboa ou Sé de Lisboa, contornada pela legenda em latim: ‘Dies Mvndialis Ivventutis Lisbone MMXXIII’.
Acima da Igreja portuguesa aparece o logo da JMJ, inspirado na passagem do Evangelho de São Lucas “Maria levantou-se e partiu depressa”, formada por uma Cruz ao longo da qual segue um caminho por onde o Espírito Santo sobe. O percurso suavemente ondulado é acompanhado pelo Rosário e faz florescer a imagem do rosto de Nossa Senhora.
Patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
Um círculo exterior é formado pelas fisionomia dos 13 patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Os Santos e Beatos, identificados por legendas também em latim, são os seguintes: São João Paulo II, São João Bosco, São Vicente, Santo Antônio, São Bartolomeu dos Mártires, São João de Brito, Beata Joana de Portugal, Beata João Fernandes, Beata Maria Clara do Menino Jesus, Beato Pier Giorgio Frassati, Beato Marcel Callo, Beata Chiara Badano e Beato Carlo Acutis. (EPC)
Deixe seu comentário