Dom Alfonso Amarante é nomeado como novo reitor da Universidade do Papa
O prelado será auxiliado por um diretor administrativo, também nomeado pelo Santo Padre.
Roma – Itália (02/08/2023 15:36, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou Dom Alfonso V. Amarante como novo reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, também conhecida como a Universidade do Papa. O prelado será auxiliado por um diretor administrativo, também nomeado pelo Santo Padre.
Uma “tarefa cansativa e esperançosa”
O anúncio da nomeação do religioso redentorista foi feito pelo Vaticano na última terça-feira, 1º de agosto, festa litúrgica do Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Na ocasião também foi divulgado que o antigo reitor de Latrão, o leigo Vincenzo Buonomo, servirá como conselheiro geral da Cidade do Vaticano.
Através de uma carta, o Papa Francisco afirmou que designou Dom Amarante para uma “tarefa cansativa e esperançosa” de continuar a tornar a Universidade Lateranense “mais robusta e ágil”. Além disso, o novo reitor deverá auxiliar na missão da Universidade do Papa de anunciar a verdade e a alegria do Evangelho “na época histórica, eclesial e cultural em que o Senhor nos chamou a viver”.
Tornar a Universidade Lateranense protagonista do sistema universitário
O Pontífice destacou ainda que o diretor administrativo se concentrará em levar adiante “um plano de desenvolvimento que torne a Universidade Lateranense protagonista do sistema universitário eclesiástico e civil”. Dom Amarante também foi nomeado Arcebispo e designado para a sé titular de Sorres.
Francisco anunciou ainda a nomeação de seis novos membros para o Conselho Superior de Coordenação, órgão criado no ano de 2021 com o objetivo de “expressar institucionalmente o vínculo peculiar entre a Universidade Lateranense e a Sé Apostólica”. (EPC)
Deixe seu comentário