Papa Francisco já está em Lisboa
Foi no Palácio Nacional de Belém, onde as águas do rio Tejo se encontram com as do Oceano Atlântico, que o Papa Francisco fez o seu primeiro discurso nesta terça-feira, 2 de agosto, em Lisboa.
Redação (02/08/2023 10:17, Gaudium Press) Francisco chegou em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, mas só se encontrará oficialmente com os participantes amanhã. O primeiro dia será dedicado ao encontro com as autoridades civis e a Igreja local, que, como o Papa assinalou no início da sua visita, faz muito bem longe dos holofotes. Durante a conversa com o Presidente do país, as autoridades e representantes da sociedade civil e do corpo diplomático, o Santo Padre apelou: “Sintamo-nos todos juntos, chamados fraternalmente a dar esperança ao mundo em que vivemos”.
Francisco citou as palavras do poeta Luís Vaz de Camões, para saudar o caráter cosmopolita e marítimo de Lisboa, a capital do sul da Europa com 2,8 milhões de habitantes: “Aqui… onde termina a terra e começa o mar”. Em Lisboa, o mar “é muito mais do que um elemento da paisagem, é um chamado gravado na alma de cada português”, observou Francisco.
Ao dar as boas-vindas a Francisco, o Presidente português sublinhou que a sua pátria acolhe o Sucessor de Pedro de braços abertos, e com ele jovens católicos de várias denominações e não crentes. “Vocês trazem um testemunho de esperança, paz e fraternidade” – afirmou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ressaltando que as palavras do Papa são um chamado para os jovens.
Lembrando que Lisboa é a capital mais ocidental da Europa continental, Francisco apontou que isso lembra a necessidade de abrir avenidas mais amplas de encontro. “Espero que a Jornada Mundial da Juventude seja um estímulo de abertura universal para o velho continente”, disse o Papa, e que “reavive o desejo de criar coisas novas, fazer-se ao largo e navegar juntos em direção ao futuro”.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário