Papa Francisco viajará para a França em setembro
A última vez que um Papa visitou Marselha foi no ano de 1533, há exatos 490 anos ou quase cinco séculos.
Redação (31/07/2023 12:46, Gaudium Press) Entre os dias 22 e 23 de setembro, o Papa Francisco viajará até a cidade francesa de Marselha, onde participará da conclusão dos ‘Encontros Mediterrâneos’ um festival que tem como objetivo reunir jovens de todas as confissões e religiões, junto com bispos, associações e movimentos dos países que fazem fronteira com o Mediterrâneo.
Esta é a terceira edição da iniciativa, promovida pela Conferência Episcopal Italiana. A primeira vez em se realizou o evento foi no ano de 2020, na cidade de Bari. Já a segunda edição ocorreu na cidade de Florença, em 2022. A programação desta viagem apostólica de dois dias já foi divulgada pela Santa Sé.
Encontro com o presidente francês
O embarque de Francisco para Marselha está programado para às 14h35 (horário de Roma) da sexta-feira, 22, e sua chegada na cidade francesa está prevista para às 16h15. O Papa será recebido pessoalmente pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
Uma hora depois, o Santo Padre saudará o clero diocesano e rezará à Nossa Senhora na Basílica de Notre Dame de la Garde. Às 18h, próximo ao Memorial dedicado aos marinheiros e migrantes perdidos no mar, ele fará um momento de recolhimento com os líderes religiosos, em seguida fará um discurso.
Principal momento da visita do Papa
No sábado, 23, Francisco se encontrará com o Arcebispado de Marselha e com algumas pessoas desfavorecidas economicamente. O momento principal da visita do Pontífice ocorrerá às 10h, quando participará da sessão final dos ‘Encontros Mediterrâneos’ no Palais du Pharo, onde fará um discurso aos presentes.
Por volta das 11h30, o Santo Padre se encontrará novamente com o Presidente da República. Às 16h15, Francisco presidirá a missa de encerramento da visita no Stadium Vélodrome de Marselha. O voo de retorno do Pontífice está programado para às 19h15. Sua chegada em Roma está prevista para às 20h50. (EPC)
Deixe seu comentário