Observatório astronômico do Vaticano é reaberto ao público
Criado no final do século XVI, o Observatório do Vaticano é um instituto de pesquisas científicas ligado diretamente à Santa Sé e que funcionou no Vaticano por mais de 40 anos.
Cidade do Vaticano (27/07/2023 08:17, Gaudium Press) A partir da próxima quinta-feira, 3 de agosto, o Observatório do Vaticano, um dos mais antigos e ativos observatórios astronômicos do mundo, será reaberto ao público, que poderá participar de visitas guiadas preparadas em colaboração com os Museus Vaticanos.
Visitas à antiga Residência de Verão dos Papas em Castel Gandolfo
O público que visitar as Vilas Pontifícias ou antiga Residência de Verão dos Papas em Castel Gandolfo poderão estender seus roteiros de visita até o Observatório Astronômico do Vaticano e seus telescópios ainda ativos. Ali serão acompanhados por peritos em astronomia, selecionados e treinados por estudiosos do Observatório do Vaticano.
Os visitantes receberão explicações detalhadas sobre os instrumentos astronômicos, antigos e modernos, textos raros, rochas lunares, obras de arte temáticas e alguns exemplares preciosos de meteoritos. Também será possível apreciar fotos dos Papas visitando o Observatório, além de telescópios históricos, instalados em duas cúpulas giratórias, que podem ser abertas para se observar as estrelas.
Observatório Astronômico do Vaticano
Criado no final do século XVI, o Observatório do Vaticano ou ‘Specola Vaticana’ é um instituto de pesquisas científicas ligado diretamente à Santa Sé e que funcionou no Vaticano por mais de 40 anos. Em 1930, o Papa Pio XI determinou que o Observatório se mudasse para sua Residência de Verão, em Castel Gandolfo.
A mudança do local ocorreu por conta do crescimento urbano e do aumento da luz elétrica da capital, que tornou o céu de Roma muito claro, impossibilitando aos astrônomos estudar as estrelas menos luminosas. Um segundo Centro de Pesquisa denominado “Vatican Observatory Research Group” (Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano), foi fundado em Tucson, no Arizona, no ano de 1981
No ano de 1993, concluiu a construção do ‘Telescópio Vaticano com Tecnologia Avançada’, no Monte Graham, Arizona. Atualmente, o Observatório do Vaticano colabora com vários institutos astronômicos internacionais, sendo membro da União Astronômica Internacional e do Centro Internacional de Astrofísica Relativística. (EPC)
Deixe seu comentário