Papa recebe Presidente da República Socialista do Vietnã
Ao longo das conversas se expressou grande apreço pelos notáveis progressos nas relações entre o Vietnã e a Santa Sé e pelas contribuições positivas feitas pela comunidade católica do Vietnã.
Cidade do Vaticano (27/07/2023 12:03, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 27, o Papa Francisco recebeu a visita do Presidente da República Socialista do Vietnã, Vo Van Thuong, na Biblioteca do Palácio Apostólico. Logo em seguida, o governante se encontrou com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, com o desejo de continuar a avançar nas relações bilaterais.
Notáveis progressos nas relações entre o Vietnã e a Santa Sé
Ao longo das conversas as partes expressaram grande apreço pelos notáveis progressos nas relações entre o Vietnã e a Santa Sé e pelas contribuições positivas feitas até o momento pela comunidade católica do Vietnã.
Também se anunciou oficialmente que o Governo da República Socialista do Vietnã e a Santa Sé concluíram o “Acordo sobre o Status do Representante Pontifício Residente e sobre o Escritório do Representante Pontifício Residente no Vietnã”.
Confiança no Representante Pontifício Residente
Além disso, as partes manifestaram sua confiança de que o Representante Pontifício Residente cumprirá o papel e o mandato conferidos no Acordo, apoiando a comunidade católica vietnamita em seus esforços no espírito de respeito à lei.
O Representante Pontifício será uma ponte para o avanço das relações entre o Vietnã e a Santa Sé, se inspirando sempre no Magistério da Igreja, para realizar a vocação de acompanhar o país e contribuir com o desenvolvimento da nação.
Troca de presentes entre o Papa e o presidente do Vietnã
Ao término da audiência com o Pontífice, que durou 30 minutos, ocorreu a tradicional troca de presentes. Francisco entregou a cada um dos membros da delegação uma medalha de pontificado. Já ao chefe de Estado, o Santo Padre ofereceu a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020 e o livro de fotos do Apartamento Pontifício.
O Papa também presenteou o presidente do Vietnã com um baixo-relevo de bronze representando a misericórdia, a hospitalidade e a fraternidade, simbolizadas por uma mulher com uma criança nos braços, parada na entrada da colunata da praça de São Pedro. Na base, a inscrição “Vamos encher as mãos com outras mãos” evoca o apelo de Francisco à acolhida, hospitalidade e misericórdia. Já o Presidente Vo Van Thuong ofereceu ao Pontífice um vaso de cerâmica feito no Vietnã representando a Basílica de São Pedro. (EPC)
Deixe seu comentário