Papa Francisco convoca uma nova aliança entre jovens e anciãos
O Pontífice presidiu a celebração por ocasião da III Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos.
Cidade do Vaticano (24/07/2023 17:02, Gaudium Press) No último domingo, 23, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa por ocasião da III Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos. Em sua homilia, o Pontífice recordou o vínculo natural que une as diferentes gerações. Os idosos são “raízes que os mais jovens necessitam para chegar a ser adultos”.
Vamos nos misturar, vamos crescer juntos
Diante de cerca de 6 mil fiéis presentes, o Santo Padre exortou ao cuidado dos idosos. “Estejamos atentos para que as nossas cidades superlotadas não se tornem ‘concentrados de solidão’. Não aconteça que, à força de seguir a toda velocidade os mitos da eficiência e do desempenho, sejamos incapazes de desacelerar para acompanhar quem tem dificuldade em seguir o ritmo. Por favor, vamos nos misturar, vamos crescer juntos”, afirmou Francisco.
Uma nova aliança entre jovens e idosos
Mais adiante, ele ressaltou a necessidade “de uma nova aliança entre jovens e idosos, para que a seiva de quem tem uma longa experiência de vida umedeça os rebentos de esperança de quem está a crescer. Neste fecundo intercâmbio, aprendemos a beleza da vida, construímos uma sociedade fraterna e, na Igreja, permitimos o encontro e o diálogo entre a tradição e as novidades do Espírito”.
Cresçamos juntos, avancemos em conjunto
Francisco concluiu pedindo para que os fiéis não se esqueçam dos avós e dos idosos “graças às suas carícias muitas vezes nos levantamos, retomamos o caminho, sentimo-nos amados, somos curados interiormente. Sacrificaram-se por nós e nós não podemos apagá-los das prioridades da nossa agenda. Cresçamos juntos, avancemos em conjunto: o Senhor abençoará o nosso caminho”. (EPC)
Deixe seu comentário