Papa Francisco celebrará Missa pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Os fiéis que participarem da celebração poderão receber uma Indulgência Plenária concedida pela Penitenciaria Apostólica.
Cidade do Vaticano (21/07/2023 12:19, Gaudium Press) Por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, no próximo domingo, 23 de julho, às 10h, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro.
A celebração, que este ano seguirá o tema “De geração em geração, a sua misericórdia” (Lc 1, 50), reunirá mais de seis mil fiéis provenientes de toda a Itália, sendo um público majoritariamente pertencente à terceira idade.
Gesto simbólico
Ao término da cerimônia litúrgica, cinco idosos, representando os cinco continentes, farão a entrega da Cruz do Peregrino da Jornada Mundial da Juventude para cinco jovens que participarão do evento que este ano será realizado em Lisboa.
O gesto, além de simbolizar a transmissão da Fé de geração em geração, representa também o compromisso assumido pelos idosos e avós, a convite do Papa Francisco, de orar pelos jovens que partem para o encontro internacional.
Indulgência Plenária
Segundo um decreto divulgado pela Penitenciaria Apostólica, os fiéis que participarem da celebração presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro, ou de outras Missas que serão celebradas em todo o mundo, poderão receber uma Indulgência Plenária.
O documento explica que o objetivo da concessão desta Indulgência Plenária é o de “aumentar a devoção dos fiéis e obter a salvação das almas, em virtude das faculdades que lhe foram atribuídas pelo Sumo Pontífice Papa Francisco pela Providência Divina”.
Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Instituído pelo Papa Francisco no ano de 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho. Segundo o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, “com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre nos convida a tomar consciência da importância dos idosos na vida da sociedade e das nossas comunidades e a fazê-lo, não de modo pontual, mas estrutural”. (EPC)
Deixe seu comentário