Basílica de Nossa Senhora de Nazaré celebra centenário do título basilical
O título de Basílica foi concedido ao Santuário brasileiro pelo Papa Pio XI no ano de 1923, sendo na época, a terceira igreja no país a receber essa distinção.
Pará – Belém (20/07/2023 16:49, Gaudium Press) A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, celebrou na última quarta-feira, 19, os 100 anos do título basilical, concedido pelo Papa Pio XI no ano de 1923, sendo o terceiro templo brasileiro a receber essa distinção. Os dois templos do país que receberam o título antes de Nazaré são o de Aparecida e o da Sé, na Bahia.
A casa da padroeira dos paraenses
Tombada no ano de 1992 pelo Patrimônio Histórico do Pará, a Basílica de Nazaré é o ponto final do Círio, a maior manifestação religiosa do mundo, recebendo anualmente milhares de fiéis. A Basílica, um dos maiores símbolos da Fé Católica no Pará, abriga em seu interior a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada no ano de 1700.
Considerada como a casa da padroeira dos paraenses, a Basílica de Nazaré possui 62 metros de comprimento, 24 de largura e 20 de altura, além de duas torres com 42 metros de altura e 36 colunas de granito maciço. O edifício é constituído ainda por 54 vitrais, 24 lampadários venezianos, um órgão com 1.100 tubos e 11 altares.
Lançamento de selo postal personalizado
Além das celebrações litúrgicas, o centenário da Basílica Santuário de Nazaré também foi comemorado através do lançamento de um selo postal personalizado, emitido pelos Correios em parceria com os Padres Barnabitas.
A cerimônia contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa; da Diretoria da Festa de Nazaré, dos Padres Barnabitas e do Superintendente Estadual dos Correios do Pará, Marcelo Gomes Pinheiro. (EPC)
Deixe seu comentário