Gaudium news > Biblioteca Vaticana oferece curso de formação sobre manuscritos hebraicos

Biblioteca Vaticana oferece curso de formação sobre manuscritos hebraicos

No acervo do Vaticano é possível encontrar inúmeros manuscritos hebraicos que, em seu conjunto, constituem um testemunho inestimável da herança cultural e religiosa do povo judeu.

Biblioteca Vaticana oferece curso de formacao sobre manuscritos hebraicos

Foto: Por Michal Osmenda from Brussels, Belgium – The Sistine Hall of the Vatican Library, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24417300

Cidade do Vaticano (18/07/2023 12:09, Gaudium Press) A Biblioteca Apostólica Vaticana lançará, a partir da próxima quarta-feira, 19, um programa de formação especializada em manuscritos hebraicos. A iniciativa ocorrerá em parceria com o Seminário Rabínico Latino-Americano ‘Marshall T. Meyer’.

Semana intensiva de aulas presenciais e à distância

O encontro oferecerá uma semana intensiva de aulas presenciais e à distância, ministradas por proeminentes professores e voltadas para estudantes de diversas universidades de diferentes países e diversas crenças religiosas.

Dentre as autoridades religiosas e vaticanas que já confirmaram presença no evento de inauguração estão: o bibliotecário, Dom Angelo Vincenzo Zani; o prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Dom Mauro Mantovani, S.D.B.; o vice-prefeito, Timothy Janz; o rabino Ariel Stofenmacher, reitor do Seminário Rabínico Latino-americano; além de autoridades dos governos de Israel e Argentina.

Parceria do Seminário Rabínico com a Biblioteca Vaticana

Em dezembro de 2022 as autoridades do Seminário propuseram à Biblioteca Vaticana um programa de estudos que envolvesse estudantes e especialistas de todo o mundo. Na ocasião, foi possível analisar pela primeira vez os manuscritos hebraicos presentes no Vaticano.

A equipe profissional do Seminário contou, durante seis meses, com a colaboração do Vaticano no desenvolvimento e realização do curso. Dentre os profissionais que fizeram parte dessa iniciativa estão Claudia Montuschi, scriptor latinus e diretora do Departamento de Manuscritos da Biblioteca Apostólica Vaticana; e Delio Vania Proverbio, scriptor orientalis e curador das coleções da África e do Oriente Próximo e Médio.

Manuscritos de inestimável valor histórico e cultural

A Biblioteca Vaticana conserva em seu acervo centenas de manuscritos hebraicos, sendo um testemunho inestimável da herança cultural e religiosa do povo judeu. Dentre os itens da coleção estão rolos da Torá, textos bíblicos e exegéticos, literatura rabínica, filosofia judaica, livros litúrgicos, poesia, ciência e textos cabalísticos.

A coleção, considerada uma das mais importantes do mundo, por conta de sua originalidade e versões textuais, é constituída por manuscritos que datam principalmente o período dos séculos XII ao XV, em menor escala, dos séculos IX ao XI, períodos que incluem as Cruzadas, a Inquisição e a expulsão dos judeus da Espanha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas