21 novos cardeais no próximo Consistório
O Papa Francisco anunciou neste domingo, 9 de julho, que um consistório para a criação de 21 novos cardeais será realizado no próximo dia 30 de setembro.
Redação (09/07/2023 10:40, Gaudium Press) O Colégio Cardinalício terá 21 novos membros a partir de 30 de setembro. Este anúncio foi dado pelo Papa Francisco no final de sua saudação, após a oração do Angelus deste domingo, na Praça de São Pedro.
“A sua proveniência expressa a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”.
O papa leu a lista de novos cardeais, incluindo o patriarca latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa. Também significativa é a escolha do bispo de Hong Kong (China), Stephen Sau-yan Chow que – como Francisco, pertence à ordem dos jesuítas – visitou recentemente Pequim. O Vaticano está muito preocupado em melhorar a situação dos católicos na China.
O futuro Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, o argentino Víctor Manuel Fernández, também será aceito no Colégio Cardinalício. Fernández tomará posse em setembro. Junto com ele, outros dois líderes da Cúria recebem a púrpura: os prefeitos do Dicastério para os Bispos e para as Igrejas Orientais, respectivamente, Robert Francis Prevost e Claudio Gugerotti.
Também farão parte do Colégio Cardinalício dois arcebispos e um religioso “que se distinguiram pelo serviço prestado à Igreja” e que não poderão votar em caso de conclave por terem mais de 80 anos: Dom Agostino Marchetto, Núncio Aspotólico, 82 anos, Dom Diego Rafael Padrón Sánchez, arcebispo emérito de Cumaná (Venezuela), aos 84 anos, e finalmente o Padre Luis Pascual Dri, capuchinho, confessor do Santuário de Nossa Senhora da Pompéia, em Buenos Aires (Argentina), aos 96 anos.
As mudanças no Colégio Cardinalício fortalecem a tendência para a Igreja universal: líderes eclesiásticos da África do Sul, Sudão do Sul, Tanzânia, Argentina, Colômbia e Malásia estão entre os recém-nomeados; e da Europa: Polônia, Espanha, Portugal e França.
Se um conclave para eleger um novo papa ocorresse imediatamente após o consistório de 30 de setembro, 137 cardeais seriam eleitores, de acordo com uma contagem da agência de notícias Reuters, sendo que 73% desses eleitores foram nomeados pelo Papa Francisco.
Eis os nomes dos novos Cardeais:
1 – Dom Robert Francis PREVOST, O.S.A. (EUA), Prefeito do Dicastério para os Bispos
2 – Dom Claudio GUGEROTTI (Itália), Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais
3 – Dom Víctor Manuel FERNÁNDEZ (Argentina), Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé
4 – Dom Emil Paul TSCHERRIG (Suíça), Núncio Apostólico
5 – Dom Christophe Louis Yves Georges PIERRE (França), Núncio Apostólico
6 – Dom Pierbattista PIZZABALLA (Itália), Patriarca Latino de Jerusalém
7 – Dom Stephen BRISLIN, Arcebispo da Cidade do Cabo (África do Sul)
8 – Dom Ángel Sixto ROSSI, S.J., Arcebispo de Córdoba (Argentina)
9 – Dom Luis José RUEDA APARICIO, Arcebispo de Bogotá (Colômbia)
10 – Dom Grzegorz RYŚ, Arcebispo di Łódź (Polônia)
11 – Dom Stephen Ameyu Martin MULLA, Arcebispo de Juba (Sudão do Sul)
12 – Dom José COBO CANO, Arcebispo de Madri (Espanha)
13 – Dom Protase RUGAMBWA, Arcebispo coadjutor de Tabora (Tanzânia)
14 – Dom Sebastian FRANCIS, Bispo de Penang (Malásia)
15 – Dom Stephen CHOW SAU-YAN, S.J., Bispo de Hong Kong
16 – Dom François-Xavier BUSTILLO, O.F.M. Conv., Bispo de Ajaccio (França)
17 – Dom Américo Manuel ALVES AGUIAR, Bispo auxiliar de Lisboa (Portugal)
18 – Rvdo. Ángel FERNÁNDEZ ARTIME, s.d.b., Reitor-Mor dos Salesianos.
19 – Dom Agostino MARCHETTO (Itália), Núncio Apostólico
20 – Dom Diego Rafael PADRÓN SÁNCHEZ, Arcebispo emérito de Cumaná (Venezuela)
21 – Pe. Luis Pascual DRI, OFM Cap., confessor no Santuário de Nossa Senhora de Pompeia, Buenos Aires (Argentina)
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário