Nova catedral será inaugurada em Camarões
A diocese de Maroua-Mokolo, no noroeste de Camarões, festejou 50 anos no último dia 1º de julho e, como presente de aniversário, os habitantes ganharam uma nova catedral!
Redação (07/07/2023 13:50, Gaudium Press) No próximo sábado, 8 de julho, a diocese de Maroua-Mokolo, no noroeste de Camarões, vai ganhar uma nova catedral dedicada à Assunção da Virgem Maria.
Dom Bruni Ateba Edo, Bispo de Maroua-Mokolo, manifestou sua alegria e contentamento com a inauguração da catedral, que é “um sinal da unidade de todos os homens”, conforme declarou à Ajuda à Igreja que Sofre.
A realização deste projeto só foi possível graças às contribuições dos habitantes oriundos de diferentes religiões. A diocese conta com cerca de 2 milhões de habitantes, dos quais 30% são católicos, 40% são muçulmanos e 30% praticam religiões locais.
A cidade, que conta com mais de 600 mesquitas, vai ter agora uma catedral que, por meio de sua arquitetura, coloca a figura de Maria como central.
Nossa Senhora é a principal figura representada pela catedral: o contorno externo da Catedral representa o manto da Bem-aventurada Virgem Maria, que protege os fiéis.
Além desse traço arquitetônico, as colunas internas do edifício são dispostas em forma de “M” de Maria. As colunas que sustentam a parte superior do edifício são feitas em forma de estrela, e sua disposição representa a Assunção de Nossa Senhora.
As pinturas internas da igreja são feitas em estilo local e representam a crucifixão de Cristo, a Assunção da Virgem e a Descida do Espírito Santo. Tanto Nossa Senhora quanto os apóstolos são representados com os traços físicos africanos.
A nova igreja terá 3.500 lugares para que as pessoas possam participar das celebrações eucarísticas e cerimônias religiosas. Antes, os fiéis se reuniam em uma pequena igreja ou sob as árvores quando o número de participantes era muito grande.
A diocese faz fronteira com a Nigéria e o Chade e, nos últimos anos, foi várias vezes alvo de ataques de terroristas . Além disso, a diocese está localizada em uma das zonas mais pobres do país e acolhe inúmeros refugiados nigerianos que fogem da perseguição do Boko Haram, um grupo islâmico terrorista da Nigéria. (FM)
Deixe seu comentário