Bispo de Matagalpa sairá da Nicarágua nas próximas horas?
Diversas fontes afirmam que Dom Rolando Álvarez foi retirado da prisão Modelo e que estaria sob a proteção da Conferência Episcopal.
Redação (05/07/2023 15:25, Gaudium Press) Diversas fontes afirmam que, na noite de ontem, Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, na Nicarágua, foi retirado da prisão Modelo.
Dom Álvarez havia sido condenado em fevereiro a 26 anos de prisão, por supostos crimes de conspiração e propagação de notícias falsas.
Depois de mais de três meses detido na prisão Modelo, também conhecida como ‘El Infiernillo’, Dom Álvarez estaria agora sob a proteção da Conferência Episcopal da Nicarágua e seria enviado para fora do país, possivelmente para Roma, nas próximas horas.
Hoje de manhã, Dom Silvio Báez, bispo auxiliar de Manágua exilado na Flórida, expressou em sua conta no Twitter que “Atualmente não tenho nenhuma informação sobre a libertação de Dom Rolando Álvarez. Espero sinceramente que em breve o vejamos livre graças à grandeza da sua fé e à oração incessante do povo de Deus. Convido toda a Igreja a esperar em Deus e a continuar orando por Ele”.
Por outro lado, o líder político da oposição também no exílio, Felix Maradiaga, afirmou que “extraoficialmente foi mencionado, por fontes confiáveis e bem informadas, que o bispo Rolando Álvarez poderia ser enviado para fora da Nicarágua nas próximas horas, provavelmente amanhã”.
Confirmou-se que a libertação do bispo da diocese de Matagalpa foi negociada entre a Santa Sé, o Episcopado da Nicarágua e o regime de Ortega sob sigilo.
Agora estão discutindo o destino do bispo, com a possibilidade de Dom Alvarez ser enviado a Roma ou ao exílio, ou voltar à prisão se ele insistir em recusar a deixar seu próprio país.
No entanto, nesta quarta-feira, houve declarações do Cardeal Leopoldo Brenes, assegurando que Dom Rolando Alvarez continua preso na Penitenciária La Modelo, e descreveu como “especulação” a libertação do bispo.
Deixe seu comentário