França: Número de ordenações sacerdotais diminui 50% nas últimas duas décadas
O baixo número de ordenações sacerdotais reflete o declínio de novas admissões aos seminários.
França – Paris (23/06/2023 14:34, Gaudium Press) Tradicionalmente na França, o último final de semana do mês de junho é o momento no qual seminaristas e diáconos se reúnem diante de seus Bispos para participar de suas respectivas cerimônias de ordenação.
Nessa época é possível acompanhar numericamente o desenvolvimento da Igreja Católica no país. Infelizmente os números dos últimos anos não são nada animadores. Nas últimas duas décadas o número de ordenações sacerdotais diocesanas caiu 50%.
Número reflete o declínio de novas admissões aos seminários
Para se ter uma ideia, entre os anos de 2000 a 2010, foram ordenados em média cem sacerdotes anualmente. Na década seguinte, o número caiu para 80. Em 2020 teve um leve crescimento, indo para 81. Em 2021 foi para 79 e em 2022 chegou a 77. Já neste ano, a previsão é de apenas 52 novos sacerdotes.
O baixo número de ordenações sacerdotais reflete o declínio de novas admissões aos seminários. O país recebe cada vez menos vocações ao sacerdócio. Além disso, importantes Seminários, como o de Lille e Bordeaux, foram fechados recentemente, agravando a crise vocacional no país.
Panorama diferente para as ordens e congregações religiosas
Na Arquidiocese de Paris, a principal e mais populosa da França, apenas cinco sacerdotes serão ordenados neste sábado, 24 de junho, na igreja de Saint-Sulpice. O número é exatamente a metade do que se viu no ano passado, quando 10 novos sacerdotes foram ordenados. Em 2021 doze candidatos participaram da cerimônia de ordenação sacerdotal.
Já quando se trata das ordenações de candidatos pertencentes a ordens e congregações religiosas o panorama é bem diferente. Segundo dados oferecidos pela Conferência Episcopal Francesa, neste ano de 2023, serão ordenados 18 sacerdotes religiosos e 19 sacerdotes pertencentes a alguma congregação, comunidade ou sociedade de vida apostólica. Totalizando 37 novos sacerdotes. (EPC)
Deixe seu comentário